Seja VIP!!!

Mais de 20.000 leitores inteligentes recebem informações valiosas sobre como poupar, investir e ganhar dinheiro — e você é inteligente também!

Cadastre-se para receber nossas atualizações e novidades!

Finanças Pessoais Investir Dinheiro Poupar Dinheiro Reginaldo de Souza

7 Hábitos das pessoas ricas para lidar melhor com o dinheiro

Hoje vamos compartilhar com vocês 7 hábitos das pessoas ricas que vão ajudar você a lidar melhor com seu dinheiro.

A primeira coisa que você precisa entender é que a boa administração do dinheiro é a chave para atingir maior tranquilidade financeira, ou mesmo, uma independência financeira. Essa é a base da construção do seu castelo.

Depois de aprender a importância de poupar, você deve aprender, que a capacidade de investir bem o seu dinheiro vai permitir que ele cresça, e se multiplique mais rápido.

7 Hábitos das pessoas ricas para lidar melhor com o dinheiro

7 Hábitos das Pessoas Ricas para lidar melhor com o dinheiro

Se você parar para analisar os hábitos das pessoas ricas, em qualquer país que seja, vai perceber que elas representam uma pequena parcela da população. Isso é um fato. E por “ricos”, eu me refiro às pessoas que ganham mais do que precisam para viver, ou seja, são pessoas que conseguem guardar uma parte de suas rendas.

A verdade é que ser rico, não tem relação com o quanto você ganha, mas o quanto você poupa, quanto você consegue guardar.

E para aprender a administrar o seu dinheiro com sabedoria, você deve conhecer alguns hábitos financeiros de sucesso.

1º hábito: Investir em ativos, e evitar os passivos

Procure investir em ativos como ações, ou imóveis, por exemplo. Bons ativos, são aqueles que aumentam de valor com o passar dos anos.

Entenda que ativos, são aqueles bens que colocam dinheiro no seu bolso, que geram renda passiva com o passar do tempo. Claro, nesse caso, nem todas as ações ou imóveis, vão aumentar de valor automaticamente. E é por isso que saber como investir, é uma habilidade tão importante, Que você deve dominar.

2º hábito: Criar planos e objetivos financeiros

Faça uma pausa por 5 minutos, toda semana, E pense em uma nova maneira de economizar dinheiro. E em seguida monte um orçamento, que vai ajudar você a gerenciar os seus gastos. Em seguida, pra ajudar na sua motivação. Visualize um estilo de vida financeiramente livre, Que você pode desfrutar em um prazo de 5 a 10 anos a partir de agora.

Não se esqueça de comemorar, sempre que você atingir um de seus objetivos financeiros, Porque as metas e objetivos em nossas vidas, são feitos para serem comemorados. Isso é muito importante.

3º hábito: Evitar contrair dívidas

Dívidas costumam trazer pressão e frustração em nossas vidas, porque na prática, as dívidas são obrigações que temos que honrar. E ninguém gosta de ficar devendo dinheiro, não é verdade? No entanto, nem todas as dívidas são necessariamente ruins. Você precisa identificar se a sua dívida, é uma dívida boa ou uma dívida ruim. As dívidas ruins, são aquelas oriundas de gastos feitos por impulso, Quando você adquire coisas desnecessárias, coisas supérfluas, por exemplo.

No entanto, dívida boa, é uma dívida que você usa para adquirir bens que tendem a aumentar de valor ao longo do tempo, como o financiamento para a compra de um imóvel, por exemplo. Mas tenha em mente, que você deve ser capaz de lidar com seu nível de endividamento.

E cuidado para que o seu nível de dívidas não comprometa seriamente a sua renda mensal.

Lembre-se: Qualquer quantidade de dívida que é muito alta pra você, é automaticamente ruim para você. A gente sabe que atualmente, o incentivo ao consumo é enorme, E cada dia mais e mais, pessoas se endividem no cartão de crédito por não conseguirem dominar o impulso de estar sempre comprando algo.

Por isso, você precisa pensar bem se você realmente precisa fazer aquela compra. Especialmente se o que você deseja comprar tiver um valor muito elevado. E também fique atendo para os descontos, que nada mais é do que uma estratégia pra fazer você comprar mais. Por isso, não caia na armadilha de comprar só porque estão lhe oferecendo um enorme desconto.

E lembre-se que pagar em dinheiro, é sempre uma boa escolha. Especialmente se você tem pouco controle sobre os seus gastos. Se você não puder pagar por determinada coisa, não compre, é simples assim.

4º hábito: Gastar menos, do que você ganha

Talvez, esse seja um dos hábitos das pessoas ricas mais simples de todos. Porém, é o mais esquecido pela maioria das pessoas.

Alguns especialistas costumam afirmar, que “o segredo pro sucesso financeiro não está em quanto você ganha, mas sim em quanto você consegue guardar.” Eu recomendaria você a guardar entre 10 a 20% da sua renda mensal. Por isso, compre apenas coisas que você realmente precisa e que estão dentro dos seus limites financeiros.

Lembre-se que o 1º passo para se tornar rico, é você não gastar mais do que aquilo que você ganha. Não importa quanto dinheiro, você ganha. Se você tiver uma renda mensal de R$100.000,00 e gastar R$110.000,00 por mês,muito em breve, você vai estar completamente quebrado. Então, gaste com sabedoria para que você possa construir um futuro financeiro próspero e tranquilo.

Gastar todos os seus rendimentos do mês, só porque você sabe que vai ter renda novamente no próximo mês não é uma atitude muito inteligente.

Procure manter um padrão de vida abaixo daquilo que você teria condições de pagar. Dessa forma, você sempre terá dinheiro disponível para investir. Fazendo isso, vai tornar você mais rico do que aqueles que ganham mais o que você e gastam tudo o que ganham.

5º hábito: Saber onde o seu dinheiro está investido

Muita diversificação nos seus investimentos, pode se tornar um problema. Por isso cuidado para não ter dinheiro investido em coisas demais que você não consegue administrar de forma segura e organizada. Um grande investidor diz o seguinte: Investimento é como filhos, não tenha mais do que você pode administrar.

E outra coisa, é importante manter um registro de todos os seus investimentos. Então, crie o hábito de manter e conservar um diário financeiro que lista todos os seus investimentos e seus detalhes correspondentes. Pode ser um caderno, ou até mesmo uma planilha financeira, que na minha opinião é a melhor opção nos dias atuais.

6º hábito: Ter uma reserva para emergências

Independente do caminho que você seguir na sua jornada de investidor, você nunca poderá negligenciar a ideia de manter uma reserva financeira, uma reserva de emergência.

Emergências acontecem, você tem que estar preparado quando elas acontecerem. Eu não estou falando necessariamente de problema ou de tragédia. Às vezes, a oportunidade de comprar uma coisa que você está precisando, por um preço interessante, pode ser o caso.

Pagar à vista as próximas férias pode ser um outro exemplo. E assim por diante… Ter dinheiro disponível é crucial pra você manter a tranquilidade da sua família. Esse hábito não apenas vai ajudar a aliviar você financeiramente em momentos de necessidade, mas também vai evitar preocupações desnecessárias no seu dia-a-dia.

A melhor parte de ser rico, é conseguir fazer o que você quer, quando você quer, e  você só vai poder fazer isso, quando você tiver o dinheiro suficiente.

Mas quanto à reserva de emergência, qual seria o valor razoável para ter guardado? Eu recomendo guardar o equivalente a 3 anos de custo do seu padrão de vida. Eu sei que é muito, mas você tem que ter uma meta ambiciosa nesse caso.

Eu creio que essa quantia seria suficiente pra você ter uma vida bastante tranquila.

7º hábito: Envolver a sua família em suas finanças pessoais

Se você está economizando para a sua família, ou tem o plano de construir uma, sempre dê uma ideia a eles de seu estado financeiro atual. Envolva todos em seus esquemas de poupança e planejamento financeiro. Promover a cooperação e a participação é melhor do que fazer tudo sozinho. Cuidar de perto as suas finanças pessoais, é a chave para você ser rico um dia.

Eu não estou pregando aqui que você faça retenção de gastos o tempo inteiro, a ponto de viver como um miserável. Não é nada disso.

O que eu penso ser uma atitude razoável, é você viver dentro do seu padrão, e poupar para o futuro enquanto você continua desfrutando da sua vida hoje.

 

Ótimo! Agora você já conhece alguns dos hábitos das pessoas ricas mais importantes, que toda pessoa deveria saber, eu sugiro que você pratique esses hábitos financeiros a partir de hoje e comece a construir a sua independência financeira.

Se você quiser aprender mais sobre finanças pessoais, organização financeira e investimentos, cadastre-se  cadastre na minha lista VIP, no final deste artigo.

Assim você vai ficar sabendo sempre em primeira mão quando eu liberar algum novo conteúdo. Deixe também seu comentário aqui embaixo sobre os hábitos das pessoas ricas.  Isso me ajuda a saber se eu estou conseguindo entregar um conteúdo que realmente seja relevante para você.

A sua participação é super importante, para que eu consiga saber, se eu estou conseguindo te ajudar em sua jornada para adquirir também alguns hábitos das pessoas ricas e viver com tranquilidade.

Um forte abraço, e até o próximo artigo!

 

Sobre o autor | Website

Meu nome é Reginaldo de Souza e sou o autor e fundador do Escolhas Financeiras. Sou Contador e apaixonado por Finanças Pessoais, Investimentos e Marketing Digital.

Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.