Tudo que você precisa saber antes de abrir uma conta no banco

Descubra neste artigo como abrir uma conta no banco, idade mínima, documentos necessários e aprenda a usar suas facilidades sem cair em golpes e armadilhas.

Como abrir uma conta no banco

Por se tratar de um acordo voluntário entre as partes, o banco não é obrigado a abrir ou manter a conta para o cidadão. A instituição  financeira pode estabelecer os seus critérios para a abertura da conta  e o cidadão, por sua vez, pode escolher o banco que lhe apresente as  condições mais adequadas.

A abertura de conta corrente é realizada por meio de contrato (ficha-proposta) entre o banco e o consumidor. É este contrato que irá estabelecer, entre outros itens, as regras a serem observadas para a movimentação da conta, os direitos e as obrigações das partes envolvidas, incluindo os requisitos para sua  rescisão e para o encerramento de sua conta, observada a  regulamentação do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil.

Antes de abrir uma conta bancária, você precisa tomar certos cuidados como: ler atentamente o contrato de abertura de conta, não assinar nenhum documento antes de esclarecer todas as dúvidas (inclusive referentes a tarifas, juros e outros encargos) e solicitar cópia dos documentos que assinou.

Conforme o art. 54, § 4º do Código de Defesa do Consumidor,  se o contrato possuir cláusulas que impliquem em limitação de direitos  dos consumidores, estas deverão ser redigidas com destaque, de modo  a permitir ao consumidor sua imediata e fácil compreensão.

Como abrir uma conta bancária

Para facilitar a sua vida, separamos algumas dicas de como abrir uma conta bancária. Confira:

Por que devo ter conta em banco?

Além de haver momentos em que você precisará ter cheque ou cartão, é mais seguro deixar seu dinheiro no banco do que ficar andando com a carteira cheia por aí. Ao abrir uma conta no banco você poderá enviar e receber dinheiro, aplicá-lo na Poupança, em Fundos de Investimentos, pagar contas sem sair de casa pela internet, entre outras vantagens, o que não acontece se seu dinheiro estiver num cofrinho ou debaixo do seu colchão. Atente-se de que dependendo dos serviços você estará sujeito à cobrança de tarifas como mencionado anteriormente.

Que informações o banco deve me prestar no ato de abertura da minha conta?

Informações sobre direitos e deveres do correntista e do banco, constantes de contrato(ficha-proposta), como:

a) saldo exigido para manutenção da conta;

b) condições para fornecimento de cheques;

c) obrigatoriedade de comunicação, pelo cliente, sobre qualquer alteração dos dados cadastrais e dos documentos usados na abertura da conta;

d) regras para inclusão do nome do depositante no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF);

e) informação de que os cheques liquidados, uma vez microfilmados, poderão ser destruídos; e

f) procedimentos para encerramento da conta.

Documentos exigidos para abrir uma conta bancária

Para a abertura de conta corrente, o banco poderá solicitar os seguintes documentos do consumidor:

• Carteira de identidade/RG;

• CPF (Cadastro de Pessoa Física);

• Comprovante de residência;

• Informações sobre renda e patrimônio

 

Para a abertura da chamada “conta simplificada”, destinada à população de baixa renda, devem ser observados, basicamente, os mesmos procedimentos estabelecidos para a abertura de conta corrente comum. No entanto, essa modalidade de conta corrente possui algumas características próprias:

a) a conta não pode ser “conjunta”;

b) sua movimentação somente poderá ser feita por meio de cartão magnético, não podendo ser movimentada por cheques;

c) a conta não pode ser mantida simultaneamente com outra conta corrente na própria instituição financeira ou em outra;

d) o saldo não pode ser superior a R$2.000,00, nem somatório dos depósitos efetuados em cada mês superior a esse mesmo valor;

e) sua manutenção é gratuita, assim como a realização de até 4 saques, 4 depósitos e emissão de até 4 extratos por mês; e

f) a conta pode ser aberta com a identificação provisória do correntista, mediante a apresentação tão somente do respectivo Número de Identificação Social (NIS).

Como funciona a conta corrente?

Oferece operações como verificação do saldo, saques e transferências. Evite usar serviços fora do pacote – eles são cobrados à parte.

Dica: Alguns bancos oferecem uma modalidade de conta digital, onde você pode fazer tudo o que uma conta corrente faz, só que sem pagar nenhuma tarifa.

Ela é totalmente gratuita, mas você estará limitado a apenas utilizá-la pela internet e nos caixas eletrônicos.  Muito prática para as pessoa que estão habituadas a utilizar a internet.

Consulte os principais bancos do País e verifique se o seu preferido possui este tipo de conta.

Como funciona a poupança?

A conta poupança é a aplicação mais popular do Brasil. aplicações na poupança são seguras e possuem liquidez diária. Seus recursos são remunerados mensalmente com juros mais TR.

O menor de idade pode ser titular de conta bancária?

Para abrir uma conta no banco, o jovem menor de 16 anos precisa ser representado pelo pai, mãe ou responsável legal.

O maior de 16 e menor de 18 anos não-emancipado deve ser assistido pelo pai, mãe ou pelo responsável legal.

Fonte: Banco Central do Brasil

 

 

Sobre o autor | Website

Meu nome é Reginaldo de Souza e sou o autor e fundador do Escolhas Financeiras. Sou Contador e apaixonado por Finanças Pessoais, Investimentos e Marketing Digital.

E-book Grátis Revela as "6 Regras De Ouro Para Obter Renda Extra Através da Internet e Largar Seu Emprego Chato"

Clique No Botão Para Baixar o Seu Exemplar e Aprenda a Ganhar Dinheiro na Internet Sem precisar Sair de Casa de Forma Honesta e Garantida!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!