SEJA VIP!!!

Cadastre-se Para Receber Nossas Atualizações e Descubra Como Organizar Suas Finanças e Alcançar Prosperidade Sem Ser Um Especialista (É grátis!)

Bancos

Como encerrar uma conta bancária

Encerrar uma conta bancária é um procedimento bastante simples quando o cliente tem conhecimentos dos seus direitos.

Como encerrar uma conta bancária?

Essa questão é muito comum, pois poucos conhecem as regras estabelecidas pelo Banco Central para o encerramento de uma conta bancária,pois deixar sua conta conta inativa por longo período não resolverá seu problema. O banco continuará a cobrar tarifas (até mesmo por inatividade), e quando você menos esperar  será surpreendido com uma indesejável dívida. E ninguém gosta de dívidas.

Para encerrar uma conta não é preciso se dirigir à sua agência bancária. O procedimento pode ser feito em qualquer agência do seu banco. Não queira também fazer isso pela internet, pois isso não é possível.

Portanto atente-se, e corra para a agência bancária mais próxima de você.

Como encerrar uma conta bancária

Para agilizar o procedimentos, o ideal é que o cliente  tome as seguintes providências antes de solicitar o encerramento de sua conta:

– Cancele todos débitos automáticos;

– Garanta que não tenha cheques a serem compensados. Caso um cheque seja apresentado após o encerramento, seu nome pode ser incluído no CCF (Cadastro de emitentes de cheques sem fundos) pelo motivo 13 (conta encerrada);

– Inutilize ou devolva ao banco os cheques que ainda estejam em eu poder;

–  Se tiver investimentos atrelados à conta, como CDBs ou fundos de investimento, é provável ter que resgatá-los;

– No caso de aplicações em previdência privada, verifique se é possível realizar as contribuições através de boleto bancário. Há ainda a possibilidade de portar estes recursos para outra instituição;

– No caso de  empréstimos onde as parcelas são debitadas diretamente da sua conta, verifique a possibilidade de pagamento através de boleto bancário ou débito em outra conta bancária. Você também pode fazer a portabilidade da dívida para outra instituição;

– Caso tenha cartões de crédito vinculados à conta e queira cancelá-los também, deixe de utilizá-los de preferência dois meses antes do encerramento.

– Não utilize o cheque especial partir do mês anterior em que deseja encerrar a conta. Caso contrário o banco irá te cobrar os juros e o IOF após você ter zerado a conta-corrente.

Após isso, é só comparecer a uma agência do banco onde tem conta e solicitar por escrito o encerramento da conta. Normalmente cada banco tem seu próprio formulário, mas você também pode fazer sua própria carta de cancelamento e levá-la ao banco. No caso de conta conjunta, os dois correntistas deverão assinar a carta.

Não se esqueça de zerar a conta. Só deixe algum valor se ainda houver algum débito previsto. Nesse caso deixe o valor exato do débito. Solicite um recibo ou cópia da  sua solicitação para  o encerramento da conta e guarde com você. Após isso feito,o banco terá 30 dias para informar ao cliente a data do efetivo encerramento por correspondência ou por meio eletrônico.

Após a solicitação de encerramento da conta o banco não poderá mais cobrar tarifa nenhuma do agora, ex-correntista.

Vale citar que a matéria é regulamentada pela Resolução n° 2.747/2.000 do Banco Central do Brasil.

Este artigo esclareceu suas dúvidas de como encerrar uma conta no banco? Aproveite também para ler nosso artigo sobre como abrir uma conta no banco clicando aqui. 

Maiores informações sobre como encerrar uma conta bancária , alem de outra dicas, você pode encontrar nos sites do principais bancos do país. Veja a seguir:

>>> Banco Central do Brasil

>>> Banco Itaú

>>> Banco Santander

>>> Banco Bradesco

>>> Banco HSBC

Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

2 Comentários

  1. giovana Souza disse:

    Obrigada. Várias vezes eu vou ao banco e os gerentes recusam a informação. Agora eu sei como fazer. Muito Obrigada.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.