Bancos Reginaldo de Souza

Tipos de crédito existentes no mercado financeiro

O objetivo deste artigo é mostrar aos leitores os tipos de crédito existentes no Brasil. Veja como tirar vantagens do uso de cada um deles.

Segundo os dicionários, crédito é uma palavra que simboliza confiança e resolução, que provem da palavra crer, que significa simplesmente acreditar em algo ou em alguém.

Financeiramente os créditos bancários ajudam a realizar projetos que visam a satisfazer as necessidades individuais, sejam despesas ou investimentos de acordo com o orçamento de cada um.

Tipos de crédito existentes

Tipos de crédito para pessoa física

Existem diversos tipos de empréstimos e crédito pessoal no mercado financeiro, os mais comuns vamos relacioná-los a seguir:

Cartão de crédito

É um crédito de curto prazo onde o foco principal são as compras e o consumo em geral.

Com base no seu perfil de consumo ou em sua renda , as empresas oferecem cartões com determinados limites de crédito.

Você escolhe um dia do mês para pagamento da fatura e dependendo da data da compra, você chega a ter até 40 dias de prazo para pagá-la.

Recomenda-se que a fatura seja planejada e paga em dia, caso contrário você pode até se endividar.

Geralmente paga-se a administradora uma anuidade para utilizar um cartão de crédito, mas é possível fazer uma negociação junto aos bancos e obter tarifas baixas ou até mesmo sua isenção.

Cartão de loja

Nos dias atuais, boa parte das lojas de departamento e redes de supermercado oferecem seus próprios cartões de crédito para compras parceladas.

Essa modalidade de cartões tem a vantagem de fazer menos exigências em termos de renda e documentação para aprovar seu crédito.

Para atrair clientes, muitas lojas não cobram anuidades ou taxas e ainda oferecem descontos em determinados produtos.

Cheque especial

O cheque especial é um produto de curtíssimo prazo ligado à sua conta bancária, e pode ser usado quando não existirem reservas em casos de emergência, sem necessidade de autorização junto ao banco. Por causa desta facilidade, este tipo de empréstimo tem uma taxa de juros alta, em média, 150% ao ano (8% ao mês).

Recomenda-se que essa dívida seja coberta o mais rápido possível. Se você utiliza o cheque especial para suas despesas do dia a dia, o ideal é reorganizar seus gastos.

Crediário/Empréstimo pessoal

Muitas pessoas utilizam essa modalidade de crédito bancário para a realização de sonhos ou projetos, porém especialistas recomendam que sejam utilizadas em casos de emergência ou para quitar dívidas onde as taxas de juros são mais elevadas, como cartão de crédito e cheque especial.

Os bancos costumam oferecer linhas de crédito para seus correntistas e, principalmente aos clientes que possuem conta salário.

A transação é rápida e pode, até mesmo, ser realizada por caixa eletrônico ou site da instituição financeira.

Antes de utilizar o crédito pessoal, faça planejamento e verifique se a parcela cabe no seu bolso para não correr o risco de prejudicar sua saúde financeira.

Consignado

Similar ao crediário, é recomendado para aqueles que possuem esta opção, pois os juros costumam ser menores uma vez que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento.

Existem linhas de crédito para servidores públicos, para aposentados e pensionistas do INSS e para empregados de empresas privadas, desde que tenham convênio com a instituição financeira onde a operação será feita.

O valor total de um empréstimo consignado não deve ultrapassar 30% do seu salário.

Renegociação de dívidas

Este é um dos tipos de crédito existentes que e  recomendado para aquela pessoas que possuem várias dívidas, ou para produtos com juros muito altos. Além da renegociação, é importante rever sua vida financeira a fim de não incorrer em novas dívidas e não prejudicar seus projetos/sonhos.

Financiamento para reforma

Indicado antes de começar as obras, é uma boa opção desde que exista um bom planejamento (que comporte imprevistos, mas estabeleça um teto de gastos). Antes da contratação, verifique as parcelas e se este é o melhor produto, pois as taxas de juros podem variar com relação a outras opções de empréstimo.

Financiamento de veículos/leasing

Este é um dos tipos de crédito existentes,  que requer planejamento, pois além das parcelas existem outros gastos associados (IPVA, licenciamento, inspeções, seguro, combustível, consertos, estacionamentos e aluguel de garagem). Recomendado para quem quer comprar o carro imediatamente.

Consórcio de veículos

Diferentemente do financiamento, o consórcio é recomendado àqueles que não têm necessidade imediata de adquirir o veículo, pois não são aplicados juros (é cobrada uma taxa de administração). Importante lembrar que o prazo para obter o bem não é garantido (pode ser tanto no primeiro sorteio quanto no último).

Financiamento imobiliário

Produto de longo prazo, exige um planejamento sério, pois comprometerá seu orçamento por vários anos. Importante lembrar que além das prestações, existem outros gastos associados à moradia (condomínio, decoração, IPTU, consertos e reformas etc.).

Consórcio imobiliário

Para quem deseja adquirir um imóvel, mas não tem urgência, pois não são aplicados juros, só é cobrada uma taxa de administração. Importante lembrar que o prazo para obter o bem não é garantido (pode ser tanto no primeiro sorteio quanto no último).

Tipos de crédito existentes no mercado financeiro

Tipos de crédito para pessoa jurídica

Se você tem um negócio ou uma empresa precisa também conhecer os tipos de crédito para pessoa jurídica. As opções são bem diferentes das formas de crédito para pessoa física.

As entidades financeiras concedem crédito para sua empresa viabilizando a compra de bens, capital de giro ou mesmo realizar pagamentos de fornecedores. Quanto falamos de pessoa jurídica existem créditos de curto, médio e longo prazo.

Veja a seguir os tipos de crédito para pessoa jurídica.:

Financiamento de Capital de Giro

Neste tipo de crédito o banco empresta recursos as empresas para atender as necessidades de fluxo de caixa ou capital de giro a curto prazo. Este tipo de operação de crédito pode ser feito com, ou sem garantia de bens.

Descontos de títulos ou duplicatas

É uma operação financeira na qual a empresa entrega certas duplicatas para o banco e este lhe antecipa o valor em conta corrente cobrando os juros antecipadamente. Muitas empresas fazem o uso desta operação com o objetivo de captar recursos para o caixa da empresa por possuir taxas de juros menores do que crédito de capital de giro.

Leasing pessoa jurídica

Com as operações de Leasing as empresas tem a oportunidade de financiar maquinas, computadores e outros equipamentos que ficam no nome da companhia de leasing e não do cliente. Quando terminado o contrato a empresa pode devolver o bem ou não. Caso a empresa opte ficar com o bem e basta passar o patrimônio para o nome da empresa e a quitação do valor residual.

Adiantamento do Cartão de Crédito

Muitas empresas recebem suas vendas através do cartão de crédito e por isso esse é um dos tipos mais comuns de crédito para pessoa jurídica. O adiantamento dos recebíveis do cartão é creditado na conta da empresa e os juros são cobrados de forma antecipada.

FINEP

O FINEP é uma iniciativa do governo federal que fornece empréstimo para empresas que criam produtos ou serviços tecnológicos. Os valores vão de R$150 mil a R$10 milhões de reais.

Cartão BNDES

Este também é um dos tipos de crédito mais comum para pessoa jurídica. O acesso ao cartão do BNDES é realizado diretamente pelo site do BNDES para empresas que faturam até 90 milhões de reais por ano

Atenção

As modalidades e todos os tipos de crédito existentes no mercado financeiro para pessoas físicas e jurídicas são diversas. Se você necessitar de algumas delas, nunca se esqueça de fazer antecipadamente um planejamento financeiro e sempre verificar se as parcelas cabem no seu orçamento.

Fique também atento aos juros cobrados, pois muitas vezes pode não valer a pena! Seu bolso irá agradecer.

 

Sobre o autor | Website

Meu nome é Reginaldo de Souza e sou o autor e fundador do Escolhas Financeiras. Sou Contador e apaixonado por Finanças Pessoais, Investimentos e Marketing Digital.

Cadastre-se para receber nossas dicas e atualizações!

100% livre de spam.