CDB ou Poupança? Você sabe qual é o melhor

Tempo de leitura: 8 min

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Se você está pensando em investir, mas não sabe onde ou como aplicar o seu dinheiro ou se está na dúvida entre CDB ou poupança, saiba que isso é normal.

Por isso, devemos considerar diversos fatores. As perguntas mais comuns são:

  • Qual deles é o mais rentável?
  • Qual é o mais seguro?
  • Qual trará retorno mais rápido?

Antes de tomar essa decisão, é importante saber o que significa cada um desses termos.

CDB ou Poupança? Você sabe qual é o melhor

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB é um título que as instituições financeiras emitem para se capitalizar.

Essa é a forma pela qual os bancos conseguem dinheiro para financiar as atividades de crédito.

Ao investir no CDB, você estará efetuando uma forma de “empréstimo” para a instituição bancária em troca de uma rentabilidade diária.

Dessa forma, os bancos emitem o título, onde você compra e recebe os juros que podem ser prefixados ou pós-fixados.

Caderneta de Poupança

A poupança é uma parte da renda que não é gasta pela pessoa, guardada para ser utilizada posteriormente para uma emergência, por exemplo.

Mesmo não rendendo muito, esse tipo de investimento é o mais utilizado dos brasileiros.

Isso acontece porque a poupança é reconhecida por ser uma aplicação de baixo risco e alta liquidez.

Além de poder ser realizada de forma fácil: apenas com um depósito no banco.

O valor da taxa que rende nesse tipo de investimento é fixo e definido pelo Governo Federal.

CDB ou Poupança? Qual é o melhor?

Agora que você já sabe o significado dos dois tipos de investimento, está na hora de saber qual é o melhor: CDB ou poupança.

Inicialmente, vamos analisar qual dos dois rende mais e depois ver as vantagens e desvantagens de cada um.

Desse modo, você terá a possibilidade de saber qual dos dois é o melhor tipo de investimento para você: CDB ou poupança.

Rendimentos do CDB

Os rendimentos do Certificado de Depósito Bancário ou CDB varia conforme a corretora e o banco de investimentos que você escolher para investir o seu dinheiro. Existem diferentes títulos com vários vencimentos e formas de remuneração.

É importante ressaltar que quanto maior for a duração da aplicação, maior será a valorização que o banco irá oferecer.

Os CDBs prefixados têm um percentual de valorização estabelecido no ato da compra.

Avaliar a liquidez do investimento é importante para saber o prazo que poderá resgatar seus lucros.

Outra informação importante é que os títulos estão atrelados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e dependem da referência do CDB, que normalmente segue perto do valor da Selic.

Rendimentos da poupança

Os rendimentos da poupança é baixo e está diretamente ligado à inflação.

Além disso, o lucro desse tipo de investimento é calculado de acordo com a taxa Selic, que dita os juros básicos da economia.

Desde 2012, o cálculo do rendimento da poupança é realizado da seguinte forma:

  • Se a Selic for menor que 8,5% ao ano, a poupança renderá 70% da taxa + a Taxa Referencial (TR);
  • Caso a Selic seja maior que 8,5%, ela renderá 0,5% mais a TR ao mês.

Além disso a poupança tem um aniversário mensal de rendimento: se o aniversário da aplicação do dinheiro é todo dia X, e você precisa retirar a quantia um dia antes do aniversário, perderá quase um mês de rendimento.

Vantagens e desvantagens: CDB ou poupança

Vantagens do CDB

Prazo para resgate: alguns CDBs têm prazos pequenos para o resgate, como por exemplo de um mês.

Existem também opções sem prazo de carência, com juros um pouco menores. Além disso, o período de carência é menor do que Letras de Crédito.

Margem de garantia: os títulos de renda fixa podem servir como margem de garantia para operação em contratos futuros da Bolsa de Valores. O que serve para realizar negociações de derivativos, como por exemplo, o dólar futuro e contratos agrícolas.

Garantido pelo FGC: o CDB é tão seguro quanto a poupança, isso porque os investimentos têm a mesma proteção do Fundo Garantidor de Crédito. Este se compromete em bancar o saldo de investimentos para valores de até R$250 mil por CPF da instituição financeira.

Desvantagens do CDB

Imposto de Renda: é cobrado de acordo com uma tabela regressiva, com premiações de quem consegue manter o investimento por mais tempo. A alíquota máxima é de 22,5% para aplicações inferiores a 180 dias. E mínima de 15% para superiores a 720 dias.

Prazo de carência: os títulos do CDB têm prazo de carência, entre um mês e 60 meses. Dentro desse período não é permitido que seja realizado o resgate do título e convertê-lo para dinheiro.

IOF: é importante não realizar o resgate antes de completar 30 dias do dinheiro investido. Isso permite que não haja a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Vantagens da poupança

Baixo custo: a poupança não tem custo nem taxas administrativas, além de não pagar Imposto de Renda. Porém, a possibilidade de valorização é inferior à inflação oficial.

Facilidade: você pode realizar um depósito quando quiser, assim como fazer o saque a qualquer dia. Esse é um dos fatores que mais chama a atenção dos brasileiros na hora de escolher a poupança como investimento.

Isenção de Imposto de Renda: os rendimentos da poupança não têm incidência no Imposto de Renda. Dessa forma, a valorização que você terá é a mesma que terá de ganho ao sacar o dinheiro.

Garantido pelo FGC: tem o aval do Fundo Garantidor de Crédito, composto por uma associação não governamental que reúne bancos e corretoras do país. Além disso, o fundo garante o pagamento de saldos de investimentos de até R$250 mil por CPF por instituição financeira.

Desvantagens da poupança

Inflação: apesar de ser prática e segura, a poupança não consegue superar a inflação. Por isso, é importante ficar atento na hora de investir o seu dinheiro nela.

Remuneração: ela ocorre uma vez no mês, no aniversário do depósito. Por isso, se você resgatar o dinheiro antes dessa data pode acabar perdendo todo o rendimento dos últimos dias.

Rendimento: é considerado pequeno e tem o cálculo de valorização calculado da seguinte forma: 0,5% ao mês mais a variação da TR. Esta é uma taxa complexa que não costuma ser muito atraente para quem investe.

Todo CDB é bom?

A resposta é não. Afinal, em qualquer investimento podem haver opções não muito atrativas.

E no caso do CDB, também. Alguns não são tão atraentes assim e você possivelmente nem chegará a vê-los nos principais mercados.

Além das corretoras, os bancos também podem oferecer CDB. E este é um fator importante de ser avaliado e analisado com cuidado e cautela.

Afinal, o seu banco é uma empresa financeira de grande porte, que provavelmente não sentirá dificuldades na captação de recursos, e, por isso, não terá que pagar muito em troca deles.

O que é uma poupança?

Poupança, ou como todos chamam ‘caderneta de poupança’, foi desenvolvida e teve seu termo turbinado há anos. Pelo fato do seu jeito ser mais simples e uma forma a mais das pessoas conseguirem guardar dinheiro.

Além disso, possibilita um acesso maior de pessoas menos favorecidas a possíveis investimentos.

Para você entender, a poupança nada mais é do que um tipo de conta bancária, que tem algumas diferenças sobre a conta corrente normal, principalmente no tocante a rentabilidade.

Ela nada mais é um local que você usa para juntar dinheiro. E, por isso, é mais rentável, pois tem esse objetivo.

Mensalmente, existe a aplicação de um cálculo mensal de juros sobre o valor guardado, sendo creditado esse montante na sua conta. O que chamamos de rendimento.

Outros investimentos melhores que a poupança

Você já percebeu que investir em poupança não é o ideal. Além do CDB existem outros tipos de investimento que você pode fazer para que o seu dinheiro renda. Conheça a seguir.

CDB ou poupança

Existem outros tipos de investimentos além de CDB ou poupança:

LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são emitidas por bancos, porém contam com a isenção de imposto de renda.

Lembre-se que cada título de investimento é único e o rendimento reflete o que o emissor pode pagar relativo ao tempo de investimento e liquidez.

Por isso, as Letras de Crédito funcionam e rendem de forma parecida com os CDB’s, sendo a maior diferença entre eles a isenção de impostos.

Fundos de renda fixa

Os fundos de renda fixa são como condomínios agregando o capital de diversos investidores e que são disponibilizados a um gestor. O administrador e sua equipe reúnem esse patrimônio e aplicam em produtos financeiros.

Seguindo sempre uma estratégia e dando o monitoramento profissional que poucas pessoas sozinhas não conseguiriam dar.

Para esse serviço é cobrada uma taxa de administração. A vantagem é que o rendimento costuma ser maior que os produtos tradicionais.

Tesouro Direto

O Tesouro Selic é considerado um dos maiores concorrentes da poupança, já que oferece mais rentabilidade e liquidez diária.

A diferença entre eles dois está no emissor, isso porque o tesouro direto é emitido pelo próprio Banco Central. Tendo assim, uma maior segurança institucional do mercado.

Afinal qual é melhor? CDB ou Poupança?

Considerando tudo o que foi colocado anteriormente, entre CDB e Poupança, certamente o melhor investimento é a primeira opção.

Tudo sobre CDB

O CDB é um título de renda fixa do tipo crédito privado, oferecido por bancos. Ele é uma das alternativas preferidas daqueles que estão dando os primeiros passos nos investimentos.

Basicamente, o CDB funciona como um empréstimo do seu dinheiro para a instituição bancária. Em troca, você recebe uma taxa de rentabilidade que é definida no momento da compra.

O que achou disso?

Compartilhe agora mesmo:

Receba Dicas Para Criar Renda Através da Internet de Forma Honesta Sem Precisar Sair de Casa!

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.