Controle financeiro pessoal – Livro digital gratuito

As pessoas que encontram dificuldades em gerir seu dinheiro podem contar com um livro digital que ensina como assumir o controle financeiro pessoal e familiar.

Trata-se do Caderno de Educação Financeira do Banco Central, onde aqui neste blog você ficará conhecendo quais seus principais tópicos.

Como todos sabem, o ambiente econômico estável atual possibilitou o aumento da oferta de produtos e serviços  financeiros, entre eles o crédito, ampliando o poder de consumo de grande parte da população,  inclusive daqueles anteriormente excluídos do sistema financeiro.

Controle financeiro pessoal - Livro digital gratuito

Para usufruirmos dos  benefícios econômicos que podem ser proporcionados por esses produtos e serviços, é importante que saibamos como utilizá-los adequadamente para não perdemos o controle financeiro:

 

Para isso, alguns conhecimentos e comportamentos básicos são necessários:

1 – entender o  funcionamento do mercado e o modo como os juros influenciam a vida financeira do cidadão  (a favor e contra);

2 – consumir de forma consciente, evitando o consumismo compulsivo;

3 –  saber se comportar diante das oportunidades de financiamentos disponíveis, utilizando o crédito com sabedoria e evitando o superendividamento;

4 – entender a importância e as vantagens de planejar e acompanhar o orçamento pessoal e familiar;

5 – compreender que a poupança é um bom caminho, tanto para concretizar sonhos, realizando projetos, como para reduzir os riscos  em eventos inesperados; e, por fim,

6 – manter uma boa gestão financeira pessoal.

A educação financeira é o meio de prover esses conhecimentos e informações sobre comportamentos básicos que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas e de  suas comunidades.

Como se pode perceber, a educação financeira da população é muito importante para toda a  sociedade. Por esse motivo, o Governo Federal instituiu por meio do Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010, a Estratégia Nacional para Educação Financeira (Enef).

Alinhado a essa  estratégia, o Banco Central de Brasil reestruturou seu programa Cidadania Financeira, com o objetivo de capacitar o cidadão brasileiro a administrar seus recursos financeiros de maneira consciente.

Pensando nisso foi criado o  Caderno de Educação Financeira (clique aqui e veja) com foco na Gestão de Finanças Pessoais, onde gradativamente colocarei no Blog Escolhas Financeiras alguns artigos relacionados à esta cartilha para controle financeiro pessoal, conforme abaixo:

1 – A nossa relação como o dinheiro

2 – Orçamento Pessoal ou Familiar

3 – Uso do Crédito e Administração das Dívidas

4 – Consumo Planejado e Consciente

5 – Poupança e Investimento

6 – Prevenção e Proteção

Sobre o autor | Website

Meu nome é Reginaldo de Souza e sou o autor e fundador do Escolhas Financeiras. Sou Contador e apaixonado por Finanças Pessoais, Investimentos e Marketing Digital.

Assista principalmente se você ganha pouco, está endividado ou não faz investimentos financeiros.!

100% livre de spam.