SEJA VIP!!!

Cadastre-se Para Receber Nossas Atualizações e Descubra Como Organizar Suas Finanças e Alcançar Prosperidade Sem Ser Um Especialista (É grátis!)

Caderno de Educação Financeira

Diferença entre sonho e projeto

Você sabe qual a diferença entre sonho e projeto? E o que ambos têm a ver com a administração do seu dinheiro.

A educação financeira pode trazer para todos nós diversos benefícios, entre os quais, possibilitar o equilíbrio das finanças pessoais, preparar para eventuais imprevistos financeiros e para a aposentadoria, qualificar para o bom uso do sistema financeiro, reduzir a possibilidade de o indivíduo cair em fraudes e preparar o caminho para a realização de sonhos, enfim, tornar a nossa vida melhor.

Diferença entre sonho e projeto

O que o dinheiro tem a ver com meus sonhos?

Todo ser humano é movido pelos sonhos. São eles que trazem esperança e motivação para todos nós.

São os nossos sonhos que norteiam nossos desejos e anseios pelo futuro. É por meio dos sonhos que traçamos nossos objetivo e visualizamos aonde queremos chegar.

É claro que nem todos os sonhos envolvem necessariamente a utilização de recursos financeiros. Você pode sonhar com um mundo mais humano, pode almejar estreitar o seu relacionamento com sua família, sonhar em retomar uma velha amizade que se desgastou com o tempo.

No entanto, existem outros sonhos que precisam de dinheiro para sua realização.

Por exemplo, frequentar um bom restaurante, fazer uma viagem, comprar um carro ou um imóvel, e até mesmo adquirir um computador ou um celular de última geração.

A boa gestão financeira pessoal aumenta as chances de realização desse tipo de sonho, e a educação financeira pode colaborar com esse objetivo.

Um problema que muitas pessoas enfrentam é não saber como transformar os sonhos em realidade. Ora porque falta  uma visão clara do caminho a ser percorrido entre o sonho e a sua concretização, ora porque é necessário pensar no assunto e assumir uma posição ativa para transformar os sonhos em projetos.

 

Qual a diferença entre sonho e projeto?

Para melhor entender a diferença entre sonho e projeto, podemos afirmar que o sonho é o desejo vivo, a aspiração, o anseio. Pode ser entendido como a ideia ou o objetivo que se quer alcançar.

De outro modo, o projeto é o sonho colocado no papel, para que possamos visualizar melhor onde estamos em relação a nossas aspirações e quais os caminhos que devemos seguir para alcançá-las. O projeto implica um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo na direção do sonho ou do objetivo que se quer concretizar.

Como você pode ver, um complementa o outro.

Os projetos se caracterizam pelos seguintes aspectos:

  1. são temporários – têm início e fim definidos;
  2. são planejados, executados e controlados;
  3. geram produtos, serviços ou resultados exclusivos;
  4. são desenvolvidos em etapas que se sucedem em uma sequência progressiva;
  5. são realizados e gerenciados por pessoas; e
  6. são executados com recursos limitados.

Desse modo, o projeto é uma ação que viabiliza a realização dos sonhos, retirando-os do imaginário e trazendo-os ao mundo real.

Você já parou para pensar em quantos sonhos você possui? O que você tem feito para realizá-los?

Pense nisso e continue acompanhando o Blog Escolhas Financeiras, que de alguma forma você obterá alguns caminhos para atingir seus objetivos.

Fonte: Caderno de Educação Financeira do Banco Central

Gostou do artigo? Aproveite também para baixar o  E-book Grátis: 10 Dicas Estratégicas de Kim e Robert Kyosaki para uma Vida Livre das Dívidas.

Clique aqui e baixe o seu!!! 


Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.