A dura realidade econômica do Brasil com o passar dos anos em conjunto com a instabilidade política ajudou a algumas empresas a fecharem as suas portas, porém, ainda assim o Brasil é um dos países com maior potência empreendedora do mundo. Mas, isso é um dom? Com certeza não. O SEBRAE, o órgão governamental que dá apoio à microempreendedores que estão no início da carreira ainda apontam que os problemas do pioneiro no empreendedorismo surgem pela falta de previsão e planejamento. Para isso e para alavancar seu negócio, trazemos algumas dicas de preparo para o mercado.
Tirar a empresa do prejuízo financeiro não é uma missão fácil – requer muita disciplina, planejamento financeiro e gestão de conhecimento. Para melhorar o seu desempenho e voltar a empresa no azul, vamos abordar algumas dicas para sair das dificuldades e fazer seu negócio decolar.
Identificar o problema
É necessário um conhecimento amplo de seu negócio para notar o que está errado no processo da empresa. Anote tudo o que entra e o que sai de faturamento, e faça um balanço prévio. A partir daí, há mais chances de identificar onde é possível melhorar e corrigir os erros do início.
Entender e administrar o capital de giro
Quando as empresas estão no começo da vida, um dos fatores mais importantes para o empresário é entender a lidar com o capital de giro de sua organização. Um bom cálculo do ciclo do negócio, a medição do prazo médio em que as mercadorias ficam em estoque ou quanto tempo deverão ser entregues, além de identificar a necessidade de negociação do prazo de pagamento aos fornecedores são fatores dominantes para que o seu empreendedorismo alavanque.
Renegociação das dívidas
O chamado “capital de giro” entra em ação e o poder de negociação. Ao reduzir os prazos de recebimento e alongar os de pagamento, diminui a necessidade de utilização do valor em caixa e aumenta a eficiência do negócio. Com isso, é possível realizar uma renegociação das pendências financeiras com os credores, para que eles possam prolongar os prazos, fugindo dos juros altíssimos.
Estabelecer metas para crescimento
Uma empresa sem metas em diferentes departamentos – não só o comercial e vendas – é um negócio preparado para o mercado. Ao estabelecer uma meta, você saberá delimitar onde quer chegar e conseguirá um resultado cada vez mais próximo, até atingi-la; além disso, irá definir melhor o trabalho da equipe de forma a integrar diversos departamentos para melhores resultados.
Consultoria apurada
Uma visão de fora ajuda e muito seu empreendedorismo a solucionar os problemas que muitas vezes os administradores não conseguem enxergar. Por não terem vínculo com a empresa, eles possuem mais expertise para uma visão mais crítica do diagnóstico e traçar um plano de ação certeiro. Este não é um gasto, e sim, um investimento para o futuro da empresa.
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