Seja VIP!!!

Torne-se um Expert em Finanças Pessoais

Receba as melhores dicas sobre como economizar dinheiro e controlar suas finanças!

Investir Dinheiro Reginaldo de Souza

Tesouro Direto – Melhor aplicação para ter uma reserva de emergência

Todos nós estamos sujeitos a ter problemas pessoais e profissionais que podem impactar no orçamento e no planejamento familiar. Por isso a importância de se ter uma reserva de emergência.

Se você ainda não sabe, 100 em cada 100 especialistas em finanças são unânimes em recomendar que toda família possua uma reserva financeira para garantir certa tranquilidade em casos de emergência, como a perda de emprego, por exemplo.

O valor aplicado para uma reserva de emergência varia de pessoa para pessoa, mas os planejadores financeiros recomendam que o investidor acumule um valor correspondente aos seus gastos para um período de ao menos seis meses. Assim, em caso de perda de emprego, haverá mais tranquilidade para tentar uma recolocação profissional.

reserva de emergência

O mais importante no caso da reserva de emergência é que seu investimento tenha boa liquidez (facilidade de resgatar o dinheiro) e baixo risco. Por isso, uma das melhores aplicações para esta reserva é o Tesouro Selic (LFT), que são títulos do Tesouro Direto atrelados à taxa básica de juros.

Como os títulos são pós-fixados, eles não possuem volatilidade e o Tesouro Direto faz a recompra todos os dias úteis – então se precisar do dinheiro com urgência, o investidor pode vender seus títulos sem risco de perda de valor de mercado.

Como estes títulos são indexados à Selic, o investidor não sabe exatamente qual será a sua rentabilidade no final do período. Isto porque ela vai depender da variação da taxa básica de juros.

Se a Selic subir, a remuneração será maior. Se ela recuar, o investidor terá uma rentabilidade menor.

Se você já aplica no Tesouro Direto,  tomou uma sábia decisão, pois conforme eu já escrevi exaustivamente aqui no blog, é um investimento de fácil operação e que rende muito mais que a poupança. Se não o faz, certamente está perdendo muito dinheiro!

Leia a reportagem: Investir no no Tesouro Direto é mais barato que ir ao cinema.

Neste link, (clique aqui), que você não pode deixar de ver, meu amigo Leandro Sierra explica muito bem essa história.

Sobre o autor | Website

Meu nome é Reginaldo de Souza e sou o autor e fundador do Escolhas Financeiras. Sou Contador e apaixonado por Finanças Pessoais, Investimentos e Marketing Digital.

Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

2 Comentários

  1. Tudo bem, eu sou totalmente a favor do tesouro direto. Acho um investimento seguro, rentável etc, mas para reserva de emergência, emergência mesmo, as pessoas podem considerar também a poupança, rende menos e as vezes perde pra inflação, mas é dinheiro emergencial, poupança para imprevistos ainda que uma pequena parte.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Conquiste Sua Independência Financeira

Conquiste Sua Independência Financeira

Mais de 5.000 leitores inteligentes recebem informações valiosas sobre como poupar, investir e ganhar dinheiro — e você é inteligente também! 

Cadastre aqui seu melhor e-mail (É grátis)

You have Successfully Subscribed!

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.