SEJA VIP!!!

Cadastre-se Para Receber Nossas Atualizações e Descubra Como Organizar Suas Finanças e Alcançar Prosperidade Sem Ser Um Especialista (É grátis!)

Finanças Pessoais

O que é taxa Selic

Você sabe o que é Taxa Selic ? Veja aqui sua definição, para que ela serve ou qual sua relação com consumo, controle da inflação e como é definida.

O que é Taxa Selic?

A Taxa Selic pode ser definida como a média de juros que o Governo Brasileiro paga por empréstimos tomados dos bancos.  Ela também é utilizada em aplicações feitas por estas instituições bancárias em títulos públicos federais.

Para que utilizamos a taxa Selic

A taxa Selic é utilizada definir o piso dos juros no país. É a partir dela que os bancos definem a remuneração de parte das aplicações financeiras feitas pelos seus clientes.

A Selic também é usada como referência de juros para empréstimos e financiamentos, porém não para pessoas físicas e empresas. Mas sim para os bancos que tomam dinheiro emprestado. Para emprestar aos seus clientes a taxa de juros bancários é muito maior. Nesses casos os bancos embutem seu lucro, os custos operacionais e riscos de não obter de volta o valor emprestado.

A Selic no controle da inflação

Quando a Selic cai, os bancos preferem emprestar dinheiro ao consumidor e conseguir um lucro maior.

A Taxa Selic é um dos grandes  instrumento utilizados pelo Banco Central para o controle da inflação.

Quando está alta, ela favorece a queda da inflação, pois há menos dinheiro em circulação, desestimula o consumo, e há menos procura por produtos e serviços.uma vez que os juros cobrados nos financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos. Quando a Selic aumenta os bancos preferem emprestar ao Governo porque ele paga bem (Veja o artigo “Investir no Tesouro Direto é uma boa”).

Quando a inflação está baixa, ela passa a favorecer o consumo, pois tomar dinheiro emprestado ou fazer financiamentos fica mais barato, já que os juros cobrados nestas operações ficam menores.

A influência da Selic no câmbio

Quando a Taxa Selic está muito alta, o valor do dólar tende a diminuir no país. Isso ocorre devido a muitos investidores externos fazem aplicações no Brasil atreladas aos juros. Entrando e circulando mais dólares na economia brasileira, esta moeda se desvaloriza, enquanto o Real ganha força.

A Selic e o consumo

Como a alta da Selic encarece os financiamentos e aumenta os juros cobrados em cartões de crédito, fica mais caro comprar de forma parcelada. Logo, a Selic alta desestimula o consumo, reduzindo a venda de mercadorias e serviços. As empresas brasileiras e os consumidores acabam sendo prejudicados com este fator.

O que é taxa Selic?

A Selic e a Bolsa de Valores

Um cenário econômico com a Taxa Selic alta não é favorável para a Bolsa de Valores. Isso ocorre, pois com a queda no consumo, cai também a produção e o lucro das empresas que possuem ações na Bolsa. Neste cenário, muitos investidores preferem fazer aplicações financeiras em produtos atrelados a juros (fundos de renda fixa, por exemplo), deixando de investir em ações onde o risco é maior.

Taxa Selic Atual

Ela é definida a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil). Você pode consultar o valor da taxa SELIC atual em seu site.

Confira aqui todo o Histórico da Taxa de juros. 

 


Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.