Seja VIP!!!

Mais de 20.000 leitores inteligentes recebem informações valiosas sobre como poupar, investir e ganhar dinheiro — e você é inteligente também!

Cadastre-se para receber nossas atualizações e novidades!

Finanças Pessoais Reginaldo de Souza

Educação financeira para melhorar sua qualidade de vida

A importância da educação financeira no Brasil consiste principalmente no planejamento financeiro, controle de gastos e consequentemente na melhora de qualidade de vida.

Educação financeira para melhorar sua qualidade de vida

Eu vejo a educação financeira como um meio de encontrar uma melhor qualidade de vida tanto para hoje quanto para o futuro, proporcionando a segurança material necessária para que possamos aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos.

Imagine que você esteja passeando em um shopping e passa por uma loja com aquela produto que você sempre sonhou e você não tem mais dinheiro para o mês. O que fazer?

  • comprar no cartão, em 3 vezes, afinal você merece. Nunca se sabe o dia de amanhã, mas ele vai ser melhor com este novo produto;
  • não comprar naquele momento, mas voltar para casa e começa a planejar o que fazer para economizar e comprá-lo daqui a 3 meses.
  • não comprar naquele momento e nem depois, afinal existem outros objetivos mais importantes e prioritários que você deseja cumprir antes da compra daquele produto.

Você pode escolher alternativas diferentes de acordo com o momento da sua vida financeira.

SAIBA MAIS

O importante é que você escolha seja feita de modo consciente, e que se conheça as implicações futuras dessa decisão. No mínimo precisamos ter uma atitude equilibrada. Veja a seguir:

Educação financeira é qualidade de vida

Estabelecendo Objetivos

A busca pela qualidade de vida no presente e no futuro envolve o estabelecimento de objetivos que podem ter valores e prazos diversos. Para algumas pessoas, este processo de definição de metas é algo que ocorre naturalmente, sem muita dificuldade.

Se este não é o seu caso, não se preocupe. Você faz parte da maioria! Mas isto não é desculpa para não tê-los. O seu objetivo pode ser fazer uma viagem no próximo ano, trocar de carro em 2 anos, comprar a casa própria em 10 anos ou simplesmente acabar com aquela dívida do cartão até o final do ano.

Provavelmente você irá constatar que possui muitos objetivos para poucos recursos. O passo seguinte é então priorizar os objetivos e, por fim, estabelecer metas de poupança. E sempre que você tiver que tomar uma decisão sobre “gastar ou não gastar”, pense no seu objetivo.

Pense em como a sua decisão fará com que você fique mais perto ou mais longe da sua meta.

Para começar de uma maneira simples, estabeleça ao menos um objetivo com relação ao seu dinheiro. Busque uma meta bem simples e de curto prazo, de modo que você consiga ver os resultados mais facilmente e vá ganhando confiança em si. Em pouco tempo você já estará buscando objetivos maiores e de longo prazo!

A educação financeira é uma ferramenta importante para a realização dos seus sonhos.

Conhecendo e controlando seus gastos

Você já teve aquela sensação que o seu salário simplesmente desapareceu, mas você não sabe como? Pois é, as pessoas geralmente sabem o quanto ganham, mas não sabem o quanto gastam. E muito menos aonde gastam.

Para mudar esta situação é necessário fazer um controle de despesas.

Significa anotar diariamente cada despesa realizada e qual o meio de pagamento utilizado – dinheiro, cartão ou cheque. As despesas devem ser agrupadas em categorias – educação, alimentação, moradia, etc. – para que você possa realizar uma melhor análise. Feito isto, você poderá verificar as quantias gastas em cada categoria e então estabelecer um orçamento, um limite de gastos para cada categoria.

Caso você observe que suas despesas são superiores às receitas, você tem três opções:

  • aumentar as receitas;
  • diminuir as despesas;
  • e claro, a melhor das três, aumentar as receitas em conjunto com a diminuição de despesas.

O corte de gastos é algo doloroso de se fazer. Significa abrir mão, em muitos casos, daqueles pequenos prazeres que parecem fazer a vida valer mais a pena. Entretanto, este sacrifício de hoje será pequeno se comparado à alegria de conseguir alcançar o seu objetivo.

Esta é a base da importância da Educação Financeira.

Quer aprender mais sobre Educação Financeira? Então clique aqui e conheça o curso GRATUITO do Professor Dr. Elisson Duarte sobre como economizar e investir dinheiro! São três vídeo aulas imperdíveis!

Sobre o autor | Website

Meu nome é Reginaldo de Souza e sou o autor e fundador do Escolhas Financeiras. Sou Contador e apaixonado por Finanças Pessoais, Investimentos e Marketing Digital.

Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.