Exclusivo!!!

Descubra e que pessoas comuns estão fazendo  para conseguir ganhar dinheiro sem sair de casa!

Finanças Pessoais Reginaldo de Souza

10 mandamentos da educação financeira

Quem é que não quer juntar dinheiro e se livrar de dívidas que atire a primeira pedra. Afinal de contas, embora haja quem fale que o dinheiro não é capaz de trazer a felicidade, ele pode comprar muitas coisas e oferecer momentos de maior conforto e mais qualidade. Por isso, se você quer fugir das dívidas e aprender um pouco mais sobre como guardar dinheiro de uma maneira ainda mais efetiva, então você precisa saber quais são os mandamentos da educação financeira.

São apenas dez mandamentos que vão fazer toda a diferença na sua vida em relação ao dinheiro. Ficou curioso (a)? Quer saber quais são essas frases que vão mudar a situação da sua conta corrente a partir de agora? Então, confira todos eles e muito mais, veja:

10 mandamentos da educação financeira

10 mandamentos da educação financeira

  1. Fazer o diagnóstico financeiro anualmente: ter uma planilha de controle de gastos desde o cafezinho depois do almoço até a compra do imóvel é fundamental!
  2. Ter no mínimo três sonhos (curto, médio e longo prazos): não importa se for comprar uma blusa ou um carro. Estabeleça quais são as necessidades de gastos e o tempo para cada um.
  3. Elaborar um Orçamento Financeiro DSOP mensal: coloque todos os gastos em uma planilha bem organizada.
  4. Poupar mensalmente parte do que ganha para os sonhos: guarde uma quantia em dinheiro por dia, semana ou por mês.
  5. Gastar menos do que ganha: evite gastos que não poderá cumprir.
  6. Ter limites de cartão de crédito inferiores a seus rendimentos: isso fará com que você tenha um maior controle na hora de gastar.
  7. Não usar cheque especial, se possível não ter: evitar para ocorrer um gasto maior é fundamental.
  8. Manter reservas para situações emergenciais: sabe aquela velha e boa história sobre uma dor de barriga inesperada? Então é melhor começar a guardar uma quantia em dinheiro para casos emergenciais.
  9. Distinguir o que é essencial do supérfluo: muitas coisas que compramos talvez não tenham necessidade. Por isso, gaste com coisas úteis.
  10. Comprar sempre à vista e com desconto: parcelar as compras pode se tornar uma grande cilada, por isso, se puder, prefira sempre comprar à vista e tente ganhar um desconto.

Gostou dos dez mandamentos? Se você quer aprender ainda mais a como guardar dinheiro e lucrar a cada dia, recomendo a leitura de nossos artigos, de livros e e-books por nós indicados, bem como a realização de cursos online que prometam te ajudar a evitar crises financeiras e te educar financeiramente, como “O Caminho Para a Independência Financeira” e “Mudança de Hábitos Financeiros“.

Se você gostou do artigo, favor deixar um comentário.

Sobre o autor | Website

Meu nome é Reginaldo de Souza e sou o autor e fundador do Escolhas Financeiras. Sou Contador e apaixonado por Finanças Pessoais, Investimentos e Marketing Digital.

Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.