SEJA VIP!!!

Cadastre-se Para Receber Nossas Atualizações e Descubra Como Organizar Suas Finanças e Alcançar Prosperidade Sem Ser Um Especialista (É grátis!)

Finanças Pessoais

A importância de um planejamento financeiro pessoal

Cerca de 62% dos brasileiros vivem endividados (fonte). Isso acontece na maioria das vezes por falta de um planejamento financeiro pessoal adequado.

O que é planejar?

Segundo os dicionários de Língua Portuguesa, planejar significa o ato ou efeito de prever, antecipar, vislumbrar algo que ainda não aconteceu.

Nesse caso o planejamento financeiro , tanto para pessoas como para empresas, significa instituir e seguir um plano para atingir determinado objetivo sem colocar em risco suas finanças.

Assim como uma empresa, para progredir e manter as contas no mínimo equilibradas, a pessoa precisa saber e programar antecipadamente as metas que pretende atingir. Qualquer descuido nesse caso, fará com ela caia no endividamento.

O que acontece quando eu não faço um planejamento financeiro pessoal?

Devido às opções de crédito fácil existentes, as pessoas tem a oportunidade de antecipar seu sonho de consumo  dividindo sua aquisição em diversas parcelas (cartão de crédito), ou utilizando seu cartão de débito, estimulando-o a ultrapassar o limite de sua conta (cheque especial), a facilidade em empréstimos bancários (CDC, Consignado, etc.) facilita muito que se perca controle de suas contas. Tudo isso é alegria para os bancos, lojas  e financeiras que lucram muito com os juros que você pagou por sonho que você antecipou. Afinal, você adquiriu um bem ou produto com um dinheiro que você ainda não possuía.

Quando uma pessoa não faz um planejamento financeiro pessoal  adequado corre o risco de perder o controle de suas finanças e ficar sem dinheiro.

Pra evitar que você perca o controle do seu dinheiro, é necessário adotar uma metodologia que seja capaz de gerar informações de qualidade e em tempo hábil para que você tome uma decisão que não comprometa suas contas lá na frente.

A importância de um planejamento financeiro pessoal

Um  planejamento financeiro pessoal fornece a você  um conjunto homogêneo de conhecimentos que se mostra tão importante quanto decisivo para o melhoramento do seu desempenho financeiro.

Através de um conjunto de ações, controles e procedimentos que você pode adotar, irá possibilitar, entre outras coisas,  montar um orçamento, onde você poderá acompanhar suas contas, saber se há sobra ou falta de recursos, tomar providências para nivelar o orçamento, no caso de falta. E fazer investimentos, no caso de sobra de recursos.

O conhecimento perfeito das disponibilidades ou faltas de recursos, permite o melhor gerenciamento do seu dinheiro, ou seja, buscar recursos ou fazer investimentos, adiar compromissos, antecipar projetos, montar um orçamento visando a solução de problemas, planejar investimentos, antecipar-se aos problemas, não ser pego de surpresa, montar um planejamento visando atingir metas. Especialmente devido ao fato de que o mercado financeiro tornou-se nas últimas décadas mais dinâmico e complexo.

Conclusão

Em resumo, um planejamento financeiro pessoal e familiar bem feito é indispensável à vida de qualquer pessoa, porque possibilita saber, com antecedência, que caminhos estão sendo trilhados, visando maximizar os resultados econômico-financeiros. Isso trás tranquilidade e menos dissabores à vida das pessoas.

Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.