Finanças Pessoais Reginaldo de Souza

A contabilidade no planejamento das finanças pessoais

A utilização da Contabilidade no planejamento das finanças pessoais é um  lado que as pessoas pouco conhecem, principalmente aqui no Brasil.

Quando falamos no assunto “Contabilidade”, automaticamente vem à mente das pessoas  registro de contas de empresas. O que ninguém sabe é que existe uma vertente muito pouco explorada no Brasil:

A contabilidade em prol do planejamento das finanças pessoais.

Você sabe o que é Contabilidade?

“Contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades (qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio).”

Em tese, a contabilidade abrange um conjunto de técnicas para controlar o patrimônio das empresas interpretando e informando aos sócios a situação financeira da empresa. Nesse caso, porque não utilizá-la em prol da administração das finanças pessoais e familiar?

Infelizmente o brasileiro não tem o costume de poupar, planejar e organizar suas finanças, e passam a se preocupar somente quando a situação já está fora de controle encontra dificuldades de se reestruturar financeiramente.

Isso poderia ser diferente se fossem aplicados métodos de prevenção.

Se você se encontra nessa situação, não precisa ficar se culpando. O fato é que as escolas pouco ensinam sobre a Educação Financeira e planejamento das finanças pessoais.

Uma pessoa que explicou muito bem sobre o assunto foi Kiyosaki em seu livro Pai Rico, Pai Pobre, onde ele afirma:

“Assuntos como contabilidade e investimentos são importantes para a vida das pessoas, mas essas sabem muito pouco sobre o assunto, pois as escolas se concentram nas habilidades acadêmicas e profissionais mas não nas habilidades financeiras. Isso explica porque médicos, gerentes de banco e contadores inteligentes que tiveram ótimas notas quando estudantes terão problemas financeiros durante toda a sua vida.”

Se você tiver a oportunidade, sugiro ler o livro.  Mais informações >>>AQUI.

A contabilidade no planejamento das finanças pessoais

 

De que forma a contabilidade poderá auxiliar as pessoas físicas na elaboração e gestão de suas finanças pessoais?

Veja o que disse o Delegados do CRC SP em São Vicente, Marcelo Rocha,  em entrevista recente ao site CRC SP Online:

“Atualmente, consumo é moda e ele aumenta graças às linhas de crédito super facilitadas que são liberadas pelo governo, pelas instituições financeiras. O problema é que ninguém ensina a população a utilizar esse dinheiro. Aí surge a inadimplência e os problemas familiares. O Profissional da Contabilidade tem importante função nesse processo educacional, cultural. Ele deve se colocar à disposição e alertar a sociedade sobre os riscos de se gastar sem planejar.”

O Profissional da Contabilidade pode ajudar a sociedade ministrando palestras na comunidade, em empresas e universidades. Atuamos como consultores, ensinando, contribuindo com o planejamento, o controle dos custos e investimentos de pessoas jurídicas, mas também de pessoas físicas.

Segundo o Instituto de Estudos Financeiros – IEF (2011), orçamento financeiro pessoal é uma previsão de receitas (renda, juros, aluguéis, etc.) e despesas num determinado período de tempo (mês, trimestre, ano, etc.). Essa previsão permite uma visualização das contas no presente e como elas ficarão no futuro, como também a possibilidade de eliminar despesas desnecessárias.

O orçamento pode ser escrito ou não, o orçamento escrito traz uma melhor precisão das informações, se o orçamento não esta escrito, as informações não serão tão confiáveis e sua efetiva utilidade será menor.  Por meio da criação de um bom orçamento o planejamento financeiro pessoal poderá fazer previsões com um maior grau de precisão.

Importância da contabilidade na vida pessoal

Em minha opinião, a Contabilidade para pessoa física é de fundamental importância na gestão das finanças pessoais principalmente no tocante ao acompanhamento e controle do planejamento financeiro elaborado, pois como nas empresas o uso de técnicas auxiliares e de suas demonstrações formam um sistema de informações altamente completo, mas também vêm suscitar-lhe alguns desafios: demonstrar o benefício de se fazer o acompanhamento da finanças visando o futuro.

É através do planejamento das finanças pessoais é que se conhecem o detalhes dos ganhos, que aprende-se a poupar, controlar as finanças e investir para atingir os objetivos desejados. E para manter seu planejamento financeiro sempre controlado, são necessários um pouco de tempo, esforço e, sobretudo, organização. Tudo tem que ser anotado e os cálculos precisam ser atualizados constantemente.

Com isso, se faz necessário montar uma planilha, inserir todos os valores e visualizar o que a família ganha e o que gasta. A família deve priorizar a redução de gastos e aumento da liquidez, ou seja, a sobra de dinheiro no mês.

Um Profissional de Contabilidade pode também ajudar e orientar aos pais e também as  crianças como gastar, poupar e investir seu dinheiro com segurança.

Gosta de  Finanças Pessoais? Então conheça o curso GRATUITO do Professor Dr. Elisson Duarte sobre como economizar e investir dinheiro clicando aqui! São três vídeo aulas imperdíveis!

Sobre o autor | Website

Meu nome é Reginaldo de Souza e sou o autor e fundador do Escolhas Financeiras. Sou Contador e apaixonado por Finanças Pessoais, Investimentos e Marketing Digital.

Assista principalmente se você ganha pouco, está endividado ou não faz investimentos financeiros.!

100% livre de spam.