SEJA VIP!!!

Cadastre-se Para Receber Nossas Atualizações e Descubra Como Organizar Suas Finanças e Alcançar Prosperidade Sem Ser Um Especialista (É grátis!)

Finanças Pessoais

Como ensinar seus filhos a economizar dinheiro

Ensinar seus filhos a economizar dinheiro desde cedo é a melhor forma de prepará-las financeiramente para um futuro próspero, sem torná-los consumistas.

Uma cena muito comum que observo quando vou a um shopping ou a  um mercado é ver uma criança gritando, chorando, jogando-se no chão , fazendo um escândalo, quando seus pais se recusam a comprar o que ela deseja.  Na maioria das vezes é um brinquedo, um tipo de doce que traz como brinde a figura do seu personagem de desenho animado preferido.

Em lojas de calçados vemos meninas desejando e chorando pelo último lançamento da sandália de apresentadora famosa, ou personagem da moda, que normalmente vem com um lindo brinde, que pode ser uma bolsa, ou qualquer outro brinquedo.

Qual seria o momento ideal de colocar um limite e iniciar a educação financeira de nossos filhos? Vale lembrar que isso não é algo que se aprende na escola e que essa incumbência cabe aos pais.

Como ensinar seus filhos a economizar dinheiro

Eu não sei em que idade ou qual o é momento certo em que devemos falar sobre dinheiro com os filhos,  mas acredito que quanto mais cedo melhor.

Crianças devem saber a importância de economizar.

Dependendo da idade da criança, fica até difícil dizer “não” com o simples argumento “não tenho dinheiro” ou “hoje não posso”. Ela passará aceitar uma resposta como essa, a partir do momento em que você implantar a educação financeira para crianças e ela passar a conhecer um pouco mais de perto a sua dificuldade em pagar as contas e em cumprir com o orçamento todo mês.

Como ensinar seus filhos a economizar dinheiro

Eu tenho uma filha de 8 anos  e até alguns anos atrás, quando ela nada entendia sobre dinheiro, uma vez ou outra fazia cenas como as citadas acima. Porém hoje seu comportamento é totalmente diferente.

Talvez seja até pelo seu desenvolvimento natural, ou também por eu ter implantado a educação financeira em casa,  explicando a ela como eu ganho, de onde ele vem e para onde vai o meu dinheiro, ela passou a entender um pouco a situação. Até uns tempos atrás ela acreditava que um cartão de crédito podíamos comprar de tudo, porém apresentei a a fatura e expliquei todos os detalhes de como funcionam os pagamentos com cartão de crédito.

Desde o dia em que ela passou a ter algum entendimento, achei muito importante fazer com que ela participasse deste processo. Claro que não com a intenção depositar em minha filha uma preocupação que não deve ser dela, mas tem sido bem  saudável para nós que ela faça parte desta rotina, de uma forma bem simples.

Veja como fazer:

Como ensinar seus filhos a economizar dinheiro demonstrando suas despesas

Procure, no seu dia a dia, conversar com a criança sobre as despesas. Por exemplo: quando uma conta de água chegar em sua casa, comente com ele sobre os valores, e sobre como é importante economizar. Muitas vezes a criança nem tem consciência do quanto sai caro aquele banho tão gostoso e demorado.

Hoje ela é a principal fiscal em casa, quando  nota alguém escovando os dentes com a torneira aberta, ou quando observa algum ambiente de casa com a luz acesa  sem que alguém esteja presente no ambiente ela é primeira a nos avisar.

Faça comparações:

Como ensinar seus filhos a economizar dinheiro faça comparações: Quando lhe pedirem um brinquedo, compare o custo do objeto com o valor de uma conta a ser paga. Você verá que, com o tempo, ela passará a aceitar suas negações com mais facilidade e começará até mesmo a dar alguns palpites.

Seja também criterioso em relação aos presentes fora de hora. Este é um péssimo hábito que, uma vez adquirido, torna-se complicado de eliminar. Portanto, lembre-se também de observar o seu comportamento frente aos gastos. Afinal, fica difícil exigir de uma criança algo que você mesmo não consegue cumprir.

Como ensinar a criança a poupar:

Faça uma experiência durante um mês: compre um cofrinho para o seu filho e peça a ajuda dele para cuidar das moedas “espalhadas” pela casa. No fundo da bolsa, no bolso da calça, na mesinha da sala ou no console do carro, as moedas aparecem por toda a parte!

Procure incentivar a tarefa, dando a ele também algumas “contribuições” durante o período. O conceito de mesada também poderá ajudar.

Ao final dos trinta dias, você ficará surpreso com os resultados: as incontáveis moedinhas garantirão à criança um dinheirinho extra! É provável que você ache a quantia “insignificante”, mas para a criança será uma tremenda vitória.

Assim, você perceberá que, mesmo de forma simples, o seu filho aprenderá pequenas lições que serão usadas durante toda a vida: o fato de cuidar de um simples cofrinho dá a ele noções de responsabilidade, da importância de poupar e de zelar por pequenos valores, que, guardados de maneira disciplinada e periódica, poderão lhe proporcionar vantagens no futuro!

E você? Já começou a ensinar seus filhos a economizar dinheiro? Deixe aqui seu comentário!

Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

3 Comentários

  1. Jonas Costa disse:

    Sem dúvida alguma as crianças já devem ser ensinadas desde pequenas ,para quando estiverem maiores ,saibam como lidar de forma correta e prudente com o dinheiro ,que é tão importante para nossas vidas ,mas que a grande maioria das pessoas infelizmente não sabem como lidar com ele.
    Jonas Costa Artigo recente…→MUDANDO AS FRALDAS DO SEU BEBÊ| ELE PRECISA DISSOMy Profile

  2. Fabio disse:

    Parabéns pela matéria, me agregou muito

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.