Seja VIP!!!

Torne-se um Expert em Finanças Pessoais

Receba as melhores dicas sobre como economizar dinheiro e controlar suas finanças!

Finanças Pessoais Reginaldo de Souza

Como fazer para guardar dinheiro sem perder o prazer de viver?

Em uma pesquisa simples no Google você encontra muitos textos na internet sobre como conseguir guardar dinheiro, mas oque você vai ver aqui, é o que eu fiz deu certo.

Quem conhece minha história, sabe que comecei a guardar dinheiro de verdade bem mais tarde do que deveria. Antes, eu não tinha nenhum controle sobre o que eu gastava.  Não foi fácil um momento fácil…

Como fazer para guardar dinheiro sem perder o prazer de viver?

Como fazer para guardar dinheiro

A seguir estão listadas as atitudes que foram decisivas para me ajudar e disciplinar no controle financeiro e investimentos.

Saiba quanto você gasta

Parece meio óbvio, mas a grande maioria das pessoas não sabe quanto gasta no mês. Algumas nem sabem qual o valor das contas de consumo (água, luz, telefone), principalmente se estiverem em debito automático no banco. Se você faz parte desse time, chegou a hora de mudar de atitude!

Use um caderno, planilha, aplicativo de celular, enfim, use a ferramenta que for mais confortável para você para anotar todos os seus gastos do mês, todos os meses.

Eu mesmo não deixo escapar nada, registro qualquer compra no cartão de crédito ou debito, por menor que seja. Aquela conta de telefone que eu não entendi eu questiono a operadora antes de pagar.

Conheço pessoas que estavam pagando por serviços que não precisavam (e que as vezes nem contrataram) durante muitos anos! Eu mesmo fazia isso.

Quando tiver tudo isso anotado, compare com o seu salário líquido do mês.

Sobrou alguma coisa? Guarde! Não sobrou ou está faltando dinheiro no fim do mês? Revise novamente as despesas – alguma coisa precisa ser tirada da lista! Pelo menos agora você tem uma lista para olhar item a item e priorizar o que é importante para você e para sua família.

Se você não tiver controle total sobre suas despesas nunca conseguirá guardar dinheiro de forma consistente para garantir uma boa reserva.

Isso é muito chato – não sei se vou conseguir manter esse controle por muito tempo…Não desanime, todo mundo passa por isso, e eu também passei. Comecei e parei meus controles várias vezes, fazia planilhas incompletas. Sabe qual o segredo para a persistência e disciplina? Tenha um objetivo claro, um propósito!

Sendo realista, ninguém gosta de deixar de gastar imediatamente para guardar dinheiro. As pessoas guardam dinheiro por um propósito maior e bem claro nas suas mentes.

Qual o seu propósito, seu objetivo de vida?

Esse objetivo vai ser diferente dependendo da sua idade ou sua fase na vida. Pare para pensar, o que te move e o que faz brilhar os seus olhos quando você se imagina no futuro?

Filhos? Realização profissional, um alto cargo? Empreender? Morar no exterior? Se aposentar cedo e curtir a vida?

Estabeleça seus objetivos (podem ser mais de um) e crie na sua cabeça um plano para atingi-los.

Você vai perceber que esse plano – seja ele qual for – vai requerer disponibilidade de dinheiro em maior ou menor intensidade. Identifique quais os valores, avalie sua capacidade de guardar e siga o propósito. Anote isso tudo que você planejou.

Quando estiver com preguiça, cansado ou tentado a fazer algo muito diferente e que pode atrapalhar seus objetivos, releia o plano. Se for necessário, faça ajustes.

Não conseguiu estabelecer com clareza quanto dinheiro precisará para realizar seus planos? Não tem problema, isso pode acontecer e você pode precisar de um tempo para amadurecer essa ideia.

Durante este tempo comece a poupar para que você esteja mais preparado quando tiver a clareza necessária para seus planos de vida.

Faça desse proposito um hábito na sua casa. Conscientize seu companheiro(a), filhos, família. A educação financeira e a consciência do uso inteligente do dinheiro deve permear todos em seu lar.

Não exagere!

Uma das armadilhas de pessoas que começam a guardar dinheiro sem um objetivo e sem planejamento é que por vezes exageram, privando desnecessariamente a si mesmo e a sua família de oportunidades no presente.

Isso não é sustentável por muito tempo, e acaba causando uma volta aos padrões de comportamento anteriores, destruindo o acumulo de capital.

Lembre-se que você trabalha por objetivos maiores do que simplesmente guardar dinheiro, portanto é justo que você tenha a possibilidade de usufruir do resultado do seu esforço não só no futuro, mas no presente também. Tudo é uma questão de maturidade no planejamento financeiro.

Busque a educação financeira. Como você está lendo este artigo claramente já está fazendo isso, então é hora de se aprofundar.

Entenda sobre o funcionamento dos juros compostos no longo prazo, pesquise sobre investimentos financeiros, não aceite indicações de pessoas que são comissionadas para te recomendar um investimento (sim, estou falando do seu gerente do banco também) sem questionar ou entender exatamente o que está fazendo.

Busque investimentos que façam sentido ao seu momento de vida, sua condição econômica e social, ao seu custo de vida e a sua idade.

Gostou artigo? Divulgue esse site aos seus colegas de trabalho, amigos, família. A conscientização sobre a necessidade de planejamento financeiro é muito importante, e estamos aqui para sempre ajudar!

Sobre o autor | Website

Meu nome é Reginaldo de Souza e sou o autor e fundador do Escolhas Financeiras. Sou Contador e apaixonado por Finanças Pessoais, Investimentos e Marketing Digital.

Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Conquiste Sua Independência Financeira

Conquiste Sua Independência Financeira

Mais de 5.000 leitores inteligentes recebem informações valiosas sobre como poupar, investir e ganhar dinheiro — e você é inteligente também! 

Cadastre aqui seu melhor e-mail (É grátis)

You have Successfully Subscribed!

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.