Finanças Pessoais Reginaldo de Souza

9 dicas para economizar com os gastos do carro

Se você tem um carro, sabe o quanto ele consome do seu dinheiro por mês. Por isso, montamos esse guia com 9 dicas para economizar com os gastos de seu automóvel!

Todas as pessoas que possuem veículo sabem o quanto esse meio de transporte consome do orçamento mensal e, exatamente por esse motivo, buscam sempre novas maneiras de economizar com os gastos do carro.

9 dicas para economizar com os gastos do carro

Por sorte, existem algumas dicas que, além de simples, são muito eficientes quando o assunto é economia com o automóvel. Separamos aqui as principais delas, para que você saiba exatamente como fazer para diminuir seus gastos. Acompanhe:

  1. Use-o apenas quando necessário

Muitas pessoas se acostumam com a comodidade de ter um carro sempre disponível, e acabam usando sem necessidade, como, por exemplo, para ir à padaria que fica a duas quadras de casa. Evite seu uso desnecessário.

  1. Mantenha os pneus calibrados

Não cuidando dos pneus, além de diminuir a vida útil deles, você gasta mais combustível do que o necessário. Sempre que possível, dê uma calibrada nos pneus.

  1. Revisões em dia

Mantenha todas as revisões do seu carro em dia. A manutenção do veículo é fundamental para que ele funcione perfeitamente evitando, assim, o gasto desnecessário de combustível e problemas maiores.

  1. Promova caronas

Se você é amigo de pessoas que trabalham no mesmo lugar e ainda moram próximos, combine um rodízio de caronas. Tanto você quanto seus amigos terão a chance de economizar.

9 dicas para economizar com os gastos do carro

  1. Use outros tipos de transporte

Ao invés de utilizar o carro todos os dias, dê uma variada. Ande de transportes públicos ou vá de bicicleta alguns dias na semana. Além de economizar, fará um bem imenso ao meio ambiente.

  1. Tenha um seguro de automóvel

Definitivamente essa é a melhor maneira de se economizar com os gastos do carro. Afinal, além de ter a certeza de que em casos de sinistros como acidentes (colisões), enchentes e diversos outros problemas que rondam um automóvel, você estará seguro e não precisará desembolsar valores exorbitantes para a resolução do problema, poderá poderá contar com benefícios como chaveiro, guincho, socorro mecânico e muito mais.

É importante entender como funciona um seguro de carro e contratar somente as coberturas que necessita também para que a economia seja válida.

  1. Lave o automóvel em casa!

De fato, os lava-rápidos são muito práticos, no entanto, se começar a fazer esse serviço em casa, vai notar o dinheiro que conseguirá economizar no final do mês.

  1. Acabe com o peso extra

Algumas pessoas possuem o hábito de carregar a casa inteira dentro do carro. A regra é simples: quanto mais peso houver dentro do carro, mais força ele usará para se locomover, e mais combustível será investido. Logo, menos peso é igual a menos gasto com combustível.

  1. Aprenda a fazer a escolha certa

O número de carros que rodam tanto com etanol quanto com gasolina é muito grande. No entanto, nem todo mundo sabe escolher a melhor opção na hora de abastecer. E acredite: trata-se de uma conta bem simples para descobrir qual combustível é mais viável. É só multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o valor for maior que o do litro do álcool, então escolha o etanol.

Agora que você já sabe como economizar com os gastos do carro, comece a colocar em prática!

 

Sobre o autor | Website

Meu nome é Reginaldo de Souza e sou o autor e fundador do Escolhas Financeiras. Sou Contador e apaixonado por Finanças Pessoais, Investimentos e Marketing Digital.

Assista principalmente se você ganha pouco, está endividado ou não faz investimentos financeiros.!

100% livre de spam.