Estamos de volta! Veja no artigo de hoje, algumas dicas de como administrar seu dinheiro apresentadas no Globo Repórter no dia 03/07/2015.
Saber administrar o dinheiro de forma correta e consciente é um dos primeiros passos para acumular riqueza.ficar rico.
Já faz um bom tempo que o programa jornalístico foi exibido, porém educação financeira será sempre um assunto atual.
O programa jornalístico, revelou quem são os brasileiros que aprenderam a valorizar cada centavo, bem como apresentou soluções possíveis para melhorar a gestão dos recursos ensinando como gastar e poupar dinheiro de maneira eficiente.
O “Globo Repórter” mergulhou no universo doméstico em crise e descobriu detalhes importantes na vida financeira de várias famílias:
Obcecado por controlar os gastos, Fred nunca compra parcelado e o custo fixo da família tem de ser menor do que o salário de um dos dois adultos. Sua forma de pensar e agir acabou ajudando-o a superar um momento difícil, quando ficou desempregado durante dez meses e não precisou pedir ajuda a ninguém.
Moradora de São Paulo, Franciele Gabriel só faz compras por meio de encartes promocionais. Todos os dias ela vai a um supermercado em busca das promoções, carrega uma calculadora na bolsa e não perde uma oportunidade de pagar menos. Ela, que trabalha em uma loja de brinquedos, ensinou a patroa a economizar até no cafezinho. De tanto guardar, passou de funcionária a empresária: comprou a loja onde trabalhava e hoje é uma empresária de sucesso.
A escolha de Luciano, de Santa Catarina, é impressionante. No trabalho, ficou viciado em planilhas de tanto contabilizar todos os custos. Levou o método para dentro de casa e até as despesas do cachorro de estimação não escapam do controle detalhado de gastos. Com isso, economizou o suficiente para mudar de cidade e ficar dois anos sem trabalhar. Hoje, só compra o necessário e influencia até os colegas a viver melhor, gastando menos e protegendo a natureza.
Luiz Claudio Patrício segue o mesmo exemplo e promove uma mudança radical na sua vida. Abandona o emprego de 40 horas semanais depois de ter três filhos e adapta o orçamento da família à nova realidade. Vende o carro e adota a bicicleta como meio de transporte principal, só utiliza fraldas de pano, os brinquedos dos filhos são feitos em casa – de madeira – , utiliza roupas doadas pela família e amigos e cultiva uma horta para ajudar na alimentação.
Enquanto alguns não gastam nada, outras famílias exageram nas despesas. Na família de Luciano, o caminho é o inverso. As crianças é quem ditam a ordem da economia. Depois de ter aulas de educação financeira no colégio, as crianças colocam o pai na linha, começam a poupar o dinheiro e mudam a rotina da casa.
Para assistir aos vídeos do programa é só selecionar o dia 03/07/2015.
http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-reporter
E você? Que medidas tomou ou pensa em tomar para administrar melhor seu dinheiro? Deixe aqui seu comentário.
Deixe um comentário