SEJA VIP!!!

Descubra como pessoas comuns estão conseguindo ganhar dinheiro sem sair de casa!

Investir Dinheiro Reginaldo de Souza

Como investir em LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

Atualmente vivemos em um mundo econômico cada vez mais complexo e imprevisível. Neste cenário é importante conhecer o maior número possível de opções de investimento para que possamos maximizar a rentabilidade de nosso dinheiro. Veja como investir em LCI (Letra de Crédito Imobiliário).

 

Como investir em LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

As LCIs são papéis ” lastreados por créditos imobiliários garantidos por hipoteca ou por alienação fiduciária de coisa imóvel”, ou seja:

– Nesta operação, a instituição financeira (que neste caso é o intermediário) usa o dinheiro captado pelas LCIs (o seu dinheiro investido) para montar uma carteira de credito imobiliário e então realizar algum tipo de financiamento habitacional.

– Os lucros deste financiamento são então “repassados” a você através de algum índice (como por exemplo, através de um percentual do CDI). E neste percentual, claro, já está inclusa a “comissão” da instituição financeira pela transação.

Como investir em LCI

A grande vantagem das LCIs é que elas são isentas do Imposto de Renda, da mesma maneira que a poupança. E além disso, são garantidas pelo FGC (Fundo Garantidor do Crédito) até a quantia de R$ 250.000 (por instituição e por CPF).

Dentre as desvantagens podemos citar a liquidez não tão alta (os prazos para resgate podem ir de 2 meses a 2 anos) e os valores mínimos para investir (isso depende muito da instituição financeira, mas os valores mínimos podem começar em R$ 30.000).

E, apesar de ser considerado um investimento conservador, precisamos sempre considerar os riscos associados a esta operação: o principal é o risco da instituição financeira não conseguir honrar com os pagamentos acordados na LCI, seja por falência ou por problemas relacionados à carteira de crédito. Por isso, escolha sempre uma instituição financeira sólida!

Observações:
– As informações aqui apresentadas não caracterizam recomendações de investimento;
– As decisões de investimento são de responsabilidade total e irrestrita do leitor. O site não pode ser responsabilizado por prejuízos oriundos de decisões tomadas com base nas informações aqui apresentadas.

Veja também:

Sobre o autor | Website

Meu nome é Reginaldo de Souza e sou o autor e fundador do Escolhas Financeiras. Sou Contador e apaixonado por Finanças Pessoais, Investimentos e Marketing Digital.

Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.