SEJA VIP!!!

Cadastre-se Para Receber Nossas Atualizações e Descubra Como Organizar Suas Finanças e Alcançar Prosperidade Sem Ser Um Especialista (É grátis!)

Imposto de Renda

Como aumentar a restituição de Imposto de Renda

Veja neste artigo como aumentar a restituição de Imposto de Renda ou pagar bem menos ao acertar suas contas com o leão no próximo ano.

Você ficou contente com a restituição de Imposto de Renda que ira receber?  Ou será que sua declaração resultou em imposto a pagar?

Uma situação que percebi quando finalizei as declarações da maioria dos clientes, é que todos esperavam restituir um valor maior. Pior reação são daqueles que cujo resultado foi “Imposto a Pagar”.

Saiba que essa é uma reação normal, afinal já pagamos muitos impostos e ainda temos que arcar com vários custos como saúde e educação.

Você sabe por que isso acontece?

Isso acontece porque o contribuinte só se preocupa com sua declaração, apenas nos meses de março e abril e não faz um planejamento antecipado. Se você começar a pensar no imposto que paga com antecedência fará não só com que as preocupações com erros sejam menores, como também possibilitará que se recupere mais dinheiro na restituição o pague menos imposto de renda.

Como aumentar a restituição de Imposto de Renda

Como aumentar restituição de Imposto de Renda

Em relação ao Imposto de Renda, existem  alguns investimentos que você poderá utilizar a seu favor.

A previdência privada e doações podem ser abatidas, mas se você deixar para pensar nisso somente no final do ano nada de relevante poderá ser feio. Deixar para pensar no imposto de renda somente na última hora não somente aumenta as possibilidade de erros que podem levar a malha fina, como também pode refletir nos resultado final, como  na diminuição do imposto restituir ou aumento de imposto a pagar.

As ações para um bom planejamento são as mais simples possíveis.

Procure  guardar de forma adequada todos os comprovantes pagos em educação e saúde, doações e realização de previdências privadas. Mas não se esqueça de verificar se houve valores retidos em seus rendimentos, caso contrário não há o que se restituir.

Para abater o plano de previdência privada, é importante deixar claro que isso apenas poderá ocorrer quando é feito no modelo PGBL, em um limite de 12% do valor tributável total, antes de qualquer dedução. Também é dedutível do IR para quem já contribui para os sistemas previdenciários oficiais, como trabalhador do setor privado, autônomo ou funcionário público.

Nos casos de despesas médicas, odontológicas, instruções e pensões alimentícias judiciais, o correto é nunca passar informações nessas áreas que não estejam em conformidade com a realidade. Para garantir a restituição basta guardar bem  os documentos e recibos, e tudo que for declarado deve ser comprovado adequadamente. Pois a Receita Federal está fechando o cerco às informações irregulares a partir de evoluções tecnológicas e cruzamento de informações.

As doações podem são uma forma de direcionar o dinheiro você que paga ao Governo para ações que tragam benefícios para a comunidade, mas isso vale somente para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda.

As doações incentivadas só podem ser feitas aos:

  • Fundos municipais, estaduais, distrital e nacional da criança e do adolescente, que se enquadram no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
  • Fundos municipais, estaduais, distrital e nacional do idoso;
  • projetos aprovados pelo Ministério da Cultura e enquadrados na Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet);
  • projetos aprovados pelo Ministério da Cultura ou pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) e enquadrados na Lei de Incentivo à Atividade Audiovisual;
  • projetos aprovados pelo Ministério do Esporte e enquadrados na Lei de Incentivo ao Esporte;
  • e projetos aprovados pelo Ministério da Saúde no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas) ou do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

Isto significa que, caso você queira aproveitar o benefício de abater o valor do imposto, será preciso restringir-se a fazer doações aos projetos e fundos citados acima. Qualquer outra doação não poderá ser deduzida do IR do ano que vem.

Essas doações não podem, somadas, ultrapassar o limite global de 6% do imposto de renda devido. Assim, se o imposto devido for de 3 mil reais, o valor máximo de dedução é de 180 reais para esses tipos de doação juntos.

Como doar

Existem duas formas de realizar as doações dedutíveis. A primeira delas é destinando os recursos diretamente aos fundos e projetos incentivados até o dia 31 de dezembro deste ano e informando posteriormente a contribuição na sua Declaração de Ajuste Anual, no ano que vem. A segunda opção é fazer a doação por meio do próprio programa gerador da declaração de IR.

Ocorre que, para fazer as doações no ano que vem, usando o programa, as contribuições só podem ser feitas aos fundos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Conclusão

Se você é obrigado a declarar e deseja aumentar a restituição de imposto de renda , planeje-se com antecedência. Avalie a possibilidade de fazer um Plano de Previdência Privada (PGBL), fazer doações e guarde com muito cuidado todos os recibos ou comprovantes de pagamentos com despesas médicas, odontológicas, instruções e pensões alimentícias judiciais.

Tire todas sua dúvidas referentes à Declaração de Imposto de Renda 2017 clicando Aqui!


Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.