Ser um líder empresarial não é nada fácil e, às vezes, pode ser muito mais estressante do que se imagina, especialmente se ele não tiver conhecimento dessas nossas dicas!
O líder é aquele que exerce um cargo de liderança, isto é, aquele que tem como tarefa principal comandar uma equipe de forma profissional para que todas as metas da organização sejam alcançadas. Acontece que nem sempre o profissional que assume este cargo está preparado para exercer tal função, seja por falta de experiência no ramo ou por falta de habilidade pessoal para lidar com seu quadro de funcionários. O fato é que o líder precisa ser assertivo no que propaga para seu time, visto que ele é tido pelos funcionários como alguém que está hierarquicamente acima e, logo, possui melhores ferramentas para lidar com as adversidades dos projetos, bem como com os atritos entre os próprios profissionais. Mas, afinal de contas, o que é preciso para ser um bom líder na empresa? Para responder a essa pergunta separamos dicas especiais que vão ajuda-lo a liderar de forma plena.
1. Um bom líder sabe ouvir
Ouvir o que seus funcionários tem a dizer sobre um projeto pode ser muito mais eficaz do que brigar com eles e ordenar para que continuem trabalhando. Você não está lidando com máquinas e sim pessoas que estão ali não só pelo dinheiro, mas para crescer profissionalmente junto com a empresa. Então, não vai adiantar nada você ignorá-los e penalizá-los pela falta de produtividade, por exemplo. Isso só vai piorar ainda mais as coisas e você só vai se dar conta disso quando eles saírem pela porta do escritório e não voltarem mais. Por isso, aprenda a ouvir o lado de cada profissional de sua equipe. Fazendo isso, você se aproxima do indivíduo e, de quebra, descobre como pode impulsioná-lo para continuar realizando o trabalho, além de oferecer-lhe a chance de se desenvolver.
2. Um bom líder não manda e sim, compartilha
O líder cogitado pelas empresas é aquele que não fica o dia inteiro ordenando para que todo mundo trabalhe. É preciso entender a realidade de seus funcionários. De novo, voltamos a dizer: você não está lidando com robôs. Não vai adiantar nada ficar querendo impor regras sobre eles, sendo que você nem parou para saber o por quê de eles estarem improdutivos. Muitas vezes, mais vale dar aos seus funcionários um descanso de um dia ou algumas horas para relaxarem um pouco, a mantê-los trancafiados no escritório e em constante produção. Muitas vezes, a improdutividade acontece por falta de motivação, e a falta de motivação geralmente não é culpa deles, e sim do líder. Tente trazê-los para mais perto dos negócios da empresa. Compartilhe as negativas e as positivas, deixando que eles se manifestem e respeite suas opiniões. Isso cria um ambiente de maior cumplicidade e igualdade.
3. Um bom líder sabe motivar
Não adianta falar coisas do tipo “continuem que vocês conseguem“ ou ficar dando desculpas para que eles se sintam motivados a continuar à todo vapor. É preciso muito mais do que isso. Para resgatar a motivação de seus funcionários, você pode, por exemplo, reformar o escritório, comprando sofás, puffs e máquinas de fazer café, além de outro truques que vão deixa-los mais motivados a trabalhar. Além disso, flexibilizar seus horários e deixar que eles trabalhem um dia em casa, pode funcionar. A desmotivação está muito ligada à uma rotina repetitiva e monótona, na qual ninguém tem saco para continuar se não presenciar imprevistos ou novidades que possam dar um ar diferente ao seu dia a dia.
Fonte: https://www.jobtonic.com.br
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