Você tem até o dia 28 de fevereiro para utilizar o aplicativo da Receita Federal que funciona como um rascunho da declaração do Imposto de Renda.
Seu uso é opcional e através dele você poderá preencher dados de suas despesas com serviços médicos ou operações de compra e venda de bens.
Este rascunho, tem como objetivo, ajudar as pessoas a se organizarem, já que é comum os contribuintes perderem alguns documentos ou informações que são necessários para o preenchimento da declaração do IR no ano seguinte.
Você poderá usar este aplicativo em computadores, tablets e smartphones, desde que tenham acesso a internet.
O rascunho da declaração do Imposto de Renda foi criado para ser preenchido antes do período de entrega de sua declaração, que este ano será de 2 de março a 30 de abril. A partir de primeiro de março de 2015, você terá que importar os dados para fazer a declaração do IR.
Quando o prazo do acerto de contas com o Leão se encerrar, em 30 de abril, o rascunho voltará a funcionar.
Vale a pena usar o rascunho da declaração do Imposto de Renda?
Sim, vale a pena. Pois o rascunho permite que você vá inserindo as informações fiscais à medida que elas vão acontecendo, e você não precisa esperar a liberação o aplicativo de Declaração Anual de Ajuste do IRPF para download.
Chegando a hora de preencher sua declaração, boa parte dessas informações já estará no rascunho e você poderá exportá-las para o aplicativo de declaração.
É bom lembrar que o preenchimento do rascunho não significa que sua declaração de IR foi feita.
Será necessário fazer sua declaração, gravá-la, transmiti-la e salvar o recibo com o código de envio. Só assim você estará em dia com suas obrigações fiscais.
Uma outra vantagem que você encontra neste aplicativo é a oportunidade de fazer algumas simulações. Você poderá verificar por exemplo se seria melhor colocar seus filhos como meus dependentes ou como dependentes de sua esposa.
Um outro exemplo é verificar se é mais vantajoso colocar as despesas com a empregada doméstica na sua declaração ou na de sua esposa.
Quando o assunto é finanças pessoais, um dos objetivos principais é a manutenção do padrão de vida no presente. Para esse objetivo, é necessário todo o cuidado para não gastar além do orçamento, aprendermos a lidar com o crédito para não contratarmos dívidas que comprometam nossas finanças e buscar também a economia tributária, pois pagar menos impostos ou até mesmo restituí-lo é uma forma de reduzir as despesas.
>>>Para acessar o Rascunho IRPF 2015, clique aqui.
Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.
Deixe um comentário