Você já se imaginou sendo um investidor bem sucedido?
Quando ouvimos falar de investimentos, pensamos que isso somente é possível para pessoas que estudaram economia, ou administração e outros cursos, ou mesmo quem tem muito dinheiro guardado.
Mais isso não é verdade. Podemos pensar em nos tornarmos investidores, mesmo que não tenhamos um curso formal em uma faculdade, ou uma poupança gorda. A experiência tem mostrado que aprender a investir é possível, basta que se acredite que qualquer pessoa mais interessada no assunto consegue.
Temos como exemplo vários outros profissionais que entenderam que não poderiam ficar à mercê das instituições de crédito, que acabam por ditar a forma como lidamos com o nosso dinheiro.
O que os bancos, e as instituições financeiras mais desejam? Que você não aprenda a investir sem a ajuda deles. Mas essa realidade tem mudado bastante a partir do compartilhamento de muitas boas experiências no mercado, de pessoas simples, que possuem profissões das mais variadas, que acabaram por entender como funciona o sistema financeiro.
Isso lhes dá muita autonomia de como gastar, ou onde guardar o seu dinheiro, de forma que este possa render muito mais que em uma caderneta de poupança.
Você vai ficar de fora dessa?
Para ser um bom investidor, são necessárias algumas regras, como:
Saber lidar com dívidas e não ter padrão de vida além das suas possibilidades são atitudes fundamentais. Outra regra de ouro é: se ganhar mais dinheiro, gaste menos.
Isso tudo para que você comece a ter consciência de ganho e perda.
Outra atitude sábia é buscar ajuda necessária para que você não quebre a cabeça colocando o seu suado dinheiro no investimento errado. Consulte pessoas que sabem investir, faça cursos na web, ou mesmo presencial, com profissionais gabaritados da área.
Cursos na internet tem surgido, aos montes, mas verifique se estes tem mesmo potencial de te dar um bom encaminhamento como o “Curso Investir no Tesouro Direto“, do meu amigo Leandro Sierra, e o “O Investidor de Sucesso“, do Marcello Vieira, que eu conheço e recomendo. Acompanhar sites e blogs que falam sobre o tema também é recomendável. Principalmente aqueles voltados para iniciantes. Dessa forma a ideia de que tem que ter muito dinheiro inicial para ser um investidor será desmistificada.
Começar do zero e investir não é tarefa fácil, mas se você buscar uma orientação mais adequada, logo, logo começará a desfrutar de uma certa independência financeira.
Quem não deseja ter um estilo de vida que privilegie o estar com a família tanto quanto gostaríamos? E ainda ter mais tempo para se fazer as viagens que queremos e desejamos?
Para muitos isso parece ser impossível, mas para aqueles que acreditam que podem e buscam este caminho, logo descobre que era mais fácil do que se pensava.
Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário!
Deixe um comentário