SEJA VIP!!!

Cadastre-se Para Receber Nossas Atualizações e Descubra Como Organizar Suas Finanças e Alcançar Prosperidade Sem Ser Um Especialista (É grátis!)

Finanças Pessoais

O melhor presente que você pode dar para seu filho!

De tempos em tempos eu sempre publico aqui algo sobre Educação Financeira infantil.E como no mês de outubro, comemoramos o Dia das Crianças resolvi compartilhar mais um artigo sobre este assunto.

Qual o melhor presente que você pode dar para seu filho?

Nessa época muita gente acredita que dar um brinquedo caro para o seu filho é melhor presente que ele pode ganhar. Será que é mesmo?

Se você ainda não fez, está na hora de mostrar o valor do dinheiro para seu pequeno.

> Veja aqui o artigo:Educação financeira para crianças.

>Veja aqui o artigo: Falar sobre dinheiro com as crianças.

 

Quero lhe contar uma rápida história sobre como educo minha filha financeiramente.

O melhor presente que você pode dar para seu filho!

Eu venho de origem humilde e cresci vendo os meus pais juntando e economizando dinheiro para construir um melhor futuro para todos nós. Nunca se arriscavam a gastar mais do que ganhavam ou cometiam extravagâncias. Compravam somente aquilo que era necessário.

É certo que eu ganhava presentes em datas especiais, que nem sempre eram brinquedos ou roupas. Por várias vezes eu ganhava dinheiro que dava para comprar apenas aquilo que o valor pudesse pagar.

Eles sempre me explicavam o valor do dinheiro e quanto é difícil ganhá-lo. E também o que eu poderia fazer com ele, gastar ele todo com o brinquedo que eu queria, comprar algo mais em conta e fazer algo diferente com o restante, e também poupar esse dinheiro ou parte dele.

Na proximidade do Dia das Crianças eles me levavam até uma loja de brinquedos e me mostravam todos os brinquedos que eu podia comprar. E  eu tomava a minha própria decisão financeira.

Adivinha qual era a minha decisão?

Depois da explicação sobre Educação Financeira, a minha decisão era, quase sempre, comprar algo mais em conta e guardar a diferença. A ideia de que iria gastar todo meu dinheiro naquele brinquedo normalmente não me agradava.

Foi  ainda na infância eu fiz a minha primeira reserva financeira. Mesmo sem nada saber sobre investimentos, eu aprendi que não deveria gastar todo o dinheiro que eu tinha ganhado.

Este é um ensinamento que meus pais me deram e que por algum momento da minha vida se perdeu, e eu tornei a resgatá-la já em fase adulta.

Agora a minha proposta para você é que reflita sobre como tem agido financeiramente com seu filho e passe a melhorar sempre seu comportamento financeiro. Intercale presentes com dinheiro e permita que seu filho comece a tomar algumas decisões financeiras.

Para fazer isso é necessário  que você dê o exemplo, não adianta falar da importância de não gastar todo o dinheiro com brinquedos se você está sempre reclamando que gastou todo o dinheiro antes do fim do mês.

Crie o hábito de falar sobre dinheiro com seu filho, fale de planejamento, explique que hoje não pode por que no fim do ano irão realizar determinado sonho, como uma viagem.

Não deixe esse conceito se perder. O futuro financeiro de um filho começa com a relação dos pais com o dinheiro.

E então? Qual o melhor presente que você pode dar para seu filho?

 

Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.