SEJA VIP!!!

Cadastre-se Para Receber Nossas Atualizações e Descubra Como Organizar Suas Finanças e Alcançar Prosperidade Sem Ser Um Especialista (É grátis!)

Finanças Pessoais

Educação financeira para economizar, poupar e acumular dinheiro

A educação financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro e também não é algo que se aprende na escola.

Porém é um assunto de extrema importância para obtermos qualidade de vida.

Quando o assunto é lidar com dinheiro, tudo que nos é ensinado são os velhos conceitos que nosso pais  nos ensinaram, que naturalmente aprenderam como nossos avós.

As consequências deste fato podem refletir em uma vida de oscilações econômicas, instabilidade nas finanças, com significativas repercussões tanto na vida do cidadão, quanto na sociedade. Todos nós estamos sujeitos a isso.

O que é educação financeira

Segundo o Wikipedia, a educação financeira tem por propósito auxiliar os consumidores na administração dos seus rendimentos, as suas decisões de poupança e investimento, buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para você aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos.

Educação financeira ao alcance de todos

 

Suponha que você esteja passeando em um shopping e passa por uma loja com aquele produto que você sempre sonhou.

O problema é que você pagou todas as sua contas e não tem mais nenhum dinheiro para este  mês. O que você faz?

Você terá as seguintes alternativas:

1 – compra no cartão, em 3 parcelas sem juros (será mesmo sem juros?), afinal você merece. Nunca se sabe o dia de amanhã, mas ele vai ser melhor com esta roupa nova;

2 – não compra naquele momento. Mas volta para casa e começa a planejar o que fazer para economizar e comprá-lo daqui a 3 meses.

3 – não compra naquele momento e nem depois. Afinal você tem outros objetivos mais importantes e prioritários que você deseja cumprir antes da compra do produto.

Se você escolher a primeira, sabe que já estará comprometendo sua renda dos próximo meses. Sem falar que compras parceladas geralmente estão com os juros embutidos nas parcelas.

Ao optar pela segunda, julgando que o produto seja algo realmente necessário, você já estaria utilizando sua inteligência financeira em programar-se para comprá-lo apenas quando tiver o dinheiro disponível.

Escolhendo a terceira opção, você é uma pessoa consciente, percebeu que não precisa deste produto de imediato e que ele pode esperar. Provavelmente tem um planejamento financeiro definido.

A verdade é que você  pode escolher alternativas diferentes de acordo com o momento da sua vida. O importante é que você escolha a sua resposta de modo consciente, que conheça as implicações de sua decisão e tenha uma atitude equilibrada.

Educação Financeira é isso. Saber lidar com seu dinheiro de forma consciente de maneiras que não comprometa seu presente ou futuro financeiro.

O objetivo deste blog tem sido ajudar o leitor a conquistar através de nossos artigo e dicas, uma ótima qualidade de vida , através de se planejamento financeiro pessoal e também familiar.

Você encontrará dicas de como ganhar, economizar, poupar,  investir através de uma administração financeira saudável para que ele não lhe falte hoje e nem no futuro. Tudo isso sem muito sacrifício. Apenas usando inteligência e sabedoria.

Existem muitos caminhos para você chegar lá e realizar seus sonhos. E é você quem fará suas escolhas.

Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.