SEJA VIP!!!

Cadastre-se Para Receber Nossas Atualizações e Descubra Como Organizar Suas Finanças e Alcançar Prosperidade Sem Ser Um Especialista (É grátis!)

Caderno de Educação Financeira

Como construir um sonho e transformá-lo em projeto

Existem alguns passos simples que, uma vez seguidos, te ensinam como construir um sonho  e transformá-lo, com facilidade, em um projeto, aproximando-o de sua realização.

Antes de iniciar essa leitura sugiro que você leia o artigo anterior que descreve claramente a diferença entre sonhos e projetos.

Como construir um sonho e transformá-lo em projeto

Como construir um sonho de vida – Primeiros Passos

Primeiro passo – Saiba exatamente aonde você quer chegar

O sonho é abstrato. Então, para transformá-lo em projeto, você deve definir qual é exatamente o objeto do seu sonho.

Por exemplo, você pode sonhar em ter um carro, mas isso é muito vago.

Defina: qual é o carro que você quer? Quais os opcionais que você quer incluir?

O seu maior sonho é fazer  uma viagem?

Para realizar esse sonho, você precisa definir para onde você quer ir, por quanto tempo, em que tipo de hospedagem você pretende ficar, etc.

Ao saber exatamente o que você quer, fica mais claro e mais fácil planejar como construir um sonho e deixá-lo bem próximo de ser realizado.

Segundo passo – Estabelecer metas claras e objetivas para seu projeto

Este é o passo em que você irá detalhar como realizará o seu sonho. Procure planejar e descrever, de modo específico, as metas que você deverá alcançar para que seu sonho seja realizado.

Vejamos um exemplo:

Suponha que o seu sonho seja comprar um carro zero quilômetro no valor de R$35 mil.

Nesse caso você determina uma quantia em dinheiro a ser depositada mensalmente na poupanças até atingir o valor total do veículo.

Note que neste exemplo você estaria aplicando mensalmente essa quantia em um investimento como a caderneta de poupança, cuja característica é de alta liquidez e segurança, onde logo terá o dinheiro para comprar o carro à vista, considerando uma rentabilidade de 0,5% ao mês. Existem outras opções até mais rentáveis como os Títulos Públicos do Tesouro Direto, que é ótimo para aquelas pessoas que planejam sonhos  a médio ou longo prazo.

Com o estabelecimento de metas claras e objetivas, você é capaz de saber quando e como realizar um sonho.

Terceiro passo – Internalizar a visão de futuro trazida pela perspectiva de realização do projeto

Para internalizar a visão de futuro trazida pela perspectiva de como construir um sonho e chegar atá a realização do projeto, você deverá pensar em tudo aquilo que a realização do sonho lhe trará de bom. Pense nos prazeres que terá. Veja-se com o produto ou no lugar em que você sonha estar. Sinta-se com o sonho realizado.

Essa atitude lhe dará motivação para seguir o caminho em busca da concretização do seu sonho.

Uma visão do futuro motivadora ajuda a superar os obstáculos para transformar seu sonho em realidade.

Quarto passo – Estabelecer etapas intermediárias

Cabe a cada um manter o controle da viabilidade de seus projetos.

As etapas são momentos intermediários no percurso da caminhada e servem para verificar o percurso que você tem caminhado e, caso necessário, reavaliar e direcionar melhor o seu projeto em busca da realização do seu sonho.

As situações podem se alterar ao longo do tempo, exigindo ou permitindo que você altere o percurso inicialmente pensado.

Por exemplo: podem surgir despesas inesperadas em sua vida; você pode receber um aumento; o preço do carro pode aumentar; enfim, diversas situações podem ocorrer durante esse intervalo, e cabe a você decidir sobre a necessidade ou a possibilidade de uma eventual alteração na quantia a ser poupada a cada mês.

Ao estabelecer etapas intermediárias você pode, de tempos em tempos, reavaliar o seu projeto para que a realização do sonho continue sendo viável.

Último passo – Comemorar as etapas intermediárias da caminhada

Na vida real, um projeto pode levar um período de tempo longo para ser finalizado.

Assim, até que você consiga os acumular os recursos para que seu sonho seja realizado, existe a possibilidade de desânimo ou desvio do foco.

Também é possível, por uma razão ou outra, que você não queira mais dar continuidade aos planos iniciais. Por isso, é necessário estabelecer etapas intermediárias de comemoração.

Você pode, no caso do projeto de compra de um automóvel, estabelecer que a cada R$5 mil poupados, irá ao cinema com a família e fará um lanche em seguida; ou que alugará um carro, similar ou igual ao que deseja adquirir, para passear com a família por um dia.

Enfim, não importa como você irá comemorar, pode ser até algo que demande dinheiro, desde que não o desvie do foco principal do seu projeto. O importante é verificar que você está no caminho certo para realização do seu sonho e comemorar.

Seguindo esses passos, você pode aumentar bastante suas possibilidades de passar do posto de sonhador para o de realizador de sonhos.

Mudanças de hábitos são essenciais para você mudar sua vida.

Aproveite e deixe seu comentário.

Fonte: Caderno Cidadania Financeira – Banco Central do Brasil

Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.