Saiba como consultar o valor do IPVA

Tempo de leitura: 3 min

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Saiba como consultar o IPVA e veja o passo a passo em alguns estados para verificar o valor e ter acesso ao boleto.

Todo o início de ano é igual para milhões de contribuintes brasileiros: quem é dono ou aluga um imóvel tem que pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e quem tem carro precisa arcar com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os dois tributos podem ser pagos em cotas, mas é importante conferir as opções de parcelamento e os descontos se você quiser quitar à vista.

Se você é dono de um veículo, já está mais do que na hora de consultar quanto terá de pagar neste ano. O IPVA é um imposto recolhido pelos estados e cobrado sobre o valor venal do automóvel.

No preço total dele está incluso ainda o seguro DPVAT e o licenciamento anual do carro. Os governos estaduais, por meio das secretarias de Fazenda, costumam divulgar os valores, as opções de desconto e os calendários com os vencimentos, que, em geral, seguem o final das placas dos veículos em janeiro.

 

Saiba como consultar o valor do IPVA

Os valores de IPVA costumam ser divulgados em janeiro

Desde a última quarta-feira, dia 11 de janeiro, os consumidores do Estado do Rio de Janeiro já podem acessar e baixar o boleto no site da Fazenda estadual. Basta preencher o campo com o número do Renavam (o registro do automóvel). O próximo passo é escolher se você quer pegar em cota única (com desconto de 3%) ou parcelar em até três vezes. Depois disso, será gerado o documento com código de barras.

A mesma consulta pode ser feita diretamente no Banco Bradesco, que recebe os pagamentos no Estado do Rio. Preencha o campo do Renavam, selecione o número de parcelas e gere o boleto para impressão. Se você for correntista, pode finalizar a consulta e quitar o documento no próprio site. Caso contrário, pague a guia em qualquer agência, em dinheiro ou cheque, ou pela Internet.

Se o seu veículo está registrado no estado de São Paulo, você pode saldar o imposto em qualquer banco credenciado, seja nos terminais de autoatendimento, nos guichês, pela Internet, com débito agendado, ou outro meio disponibilizado pela instituição financeira. Basta ter o número do Renavam em mãos.

O imposto pode ser pago à vista ou parcelado em três vezes, nos meses de janeiro, fevereiro e março. Se você escolher a cota única, cujo vencimento ocorre em janeiro, terá desconto de 3%. Outra opção é pagar no mês de fevereiro em cota única, mas sem o desconto. Já o prêmio do seguro DPVAT deve ser recolhido de forma integral junto com a primeira parcela do IPVA ou juntamente com cota única.

A guia para pagamento, que pode ser obtida clicando aqui .

 

Saiba como consultar o valor do IPVA

Maioria dos estados oferece consulta ao IPVA pela Internet

 

Boletos não são enviados pelo Correio  

Em Minas Gerais, o processo é semelhante. Para efetuar o pagamento, você pode se dirigir aos guichês ou terminais de autoatendimento do Banco do Brasil, Mais BB, Banco Postal, Bradesco, Bancoob, Mercantil do Brasil, HSBC, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas e Santander, informando o número do Renavam ou apresentando a guia de arrecadação. Você também pode saldar o imposto pela Internet.

Se o Renavam de seu veículo não estiver na base de dados desses bancos, utilize a guia para pagamento. Para consultá-la ou baixá-la, você pode acessar o site da Secretaria da Fazenda ou clicar aqui. Outra possibilidade é procurar uma das  unidades de atendimento da Secretaria da Fazenda. Clique em para obter os telefones e endereços.  A Secretaria da Fazenda de Minas ressalta que não envia boletos pelo Correio.

Se o seu carro está vinculado ao Detran de outro estado, acesse o site da secretaria da Fazenda ou Detran para obter informações sobre o IPVA 2017. Veja a seguir os endereços eletrônicos.

 

Acre

Alagoas

Amapá

Amazonas 

Bahia

Ceará

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Maranhão

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Pará

Paraíba

Paraná

Pernambuco

Piauí

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

Rondônia

Roraima

Santa Catarina 

Sergipe

Tocantins

 

Gostou deste conteúdo? CADASTRE-SE agora e receba nossa dicas e atualizações!

PROTESTE

Compartilhe agora mesmo:

Manual completo para todos aqueles que querem iniciar a jornada rumo ao primeiro Milhão.

Saber Mais!
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


CommentLuv badge

1 Comentário

  • De fato, com a crise e com os altos custos dos documentos de veículos, temos que procurar alternativas como essa. Para o próximo ano vou usar essa sugestão. Obrigado.

  • JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    100% livre de spam.