Seja VIP!!!

Mais de 20.000 leitores inteligentes recebem informações valiosas sobre como poupar, investir e ganhar dinheiro — e você é inteligente também!

Cadastre-se para receber nossas atualizações e novidades!

Finanças Pessoais Reginaldo de Souza

5 lições do dia a dia sobre finanças pessoais para sua prosperidade

Neste artigo estou trazendo para você, cinco lições do dia a dia sobre finanças pessoais. Essas medidas não apenas irão trazer mais conforto e segurança, mas também a possibilidade de você conquistar seus objetivos e realizar seus sonhos.

Esse empenho é um motivador a mais, pois quando conseguimos realiza nossos desejos, vemos o quanto é fundamental cuidarmos de nossas finanças pessoais.

 

5 lições do dia a dia sobre finanças pessoais

Saiba exatamente o que deve ser feito e por que é tão importante realizar cada etapa.

5 lições do dia a dia sobre finanças pessoais

1 – Saber o quanto você ganha

A primeira das lições do dia a dia sobre finanças pessoais é você saber exatamente quanto você ganha. Pode soar como algo óbvio, mas muitas pessoas não sabem dizer quais são os rendimentos no final do mês e, portanto não conseguem fazer um planejamento adequado.

Por isso, comece colocando no papel tudo o que você ganha de maneira fixa. Quanto aos ganhos variáveis, faça uma média para descobrir com qual valor geralmente você pode contar no final do ano.

2 – Jamais gaste mais do que você ganha

Sabendo o quanto você ganha, é fundamental que você não gastar mais do que receber. Essa é outra da lista das lições do dia a dia sobre finanças pessoais que você deve aprender. você pode até não acreditar, mas, muitas pessoas continuam gastando acima dos seus limites e possibilidades, levando a um endividamento constante. O principal culpado disso seria o cartão de crédito.

Ter o limite do seu cartão sempre estourado, viver no cheque especial ou estar sempre pedindo empréstimos, são sinais de que você gasta mais do que recebe e é algo que precisa ser eliminado da sua vida de uma vez por todas.

3- Anotar e planejar seus gastos

Você também precisa aprender a anotar e planejar todos os seus gastos. Sempre que você pagar uma conta, ou fizer alguma compra, você deve anotá-la em uma planilha ou caderno especificamente preparados para isso.  Isso é importante tanto para que você saiba de quanto ainda dispõe quanto para conhecer seus hábitos de consumo.

Quanto ao planejamento, essa etapa das lições do dia a dia de finanças pessoais é importante para que você tenha mais responsabilidade sobre os seus gastos. Com isso, você compra apenas aquilo do que realmente precisa, evitando desperdício de dinheiro.

4 – Poupar todos os meses

Outra lição importante sobre finanças pessoais é poupar mensalmente um valor para que você sempre tenha um fundo de reserva para emergências, evitando que imprevistos atrapalhem o seu planejamento financeiro.

Poupar todos os meses também é útil para quando você tem algum objetivo, como fazer uma reforma na casa, viajar ou comprar um carro novo. O mais recomendado, entretanto, é que você poupe ao fazer investimentos de baixo risco e boa rentabilidade, pois assim você não perde poder de compra.

5 -Procure formas para obter renda extra

Se você depende apenas de uma única renda, suas finanças pessoais podem estar em risco, uma vez que se algo acontecer a essa renda, como perda do emprego,  você poderá passar por dificuldade. Por isso, é sempre importante pensar em uma renda extra como forma de complementar seus ganhos.

Por exemplo, você pode revender produtos físico ou digitais, prestar serviços, etc, o que permitirão que você complemente o seu salário sem atrapalhar seu emprego fixo. Com essa renda extra, você terá muito mais segurança financeira e possibilidade de planejar o futuro.  Veja aqui o que eu faço para complementar minha renda.

Conclusão

Conhecer bem as suas finanças e lidar com elas adequadamente, assim como ter uma renda extra, são as principais lições do dia a dia sobre finanças pessoais que você precisa absorver e colocar em prática. Dessa forma, você traz mais segurança para a sua família e consegue realizar sonhos há muito tempo desejados.

Se você tem alguma outra dica sobre finanças pessoais ou tem alguma dificuldade sobre o assunto comente e participe!

Também não deixe de compartilhar este artigo nas redes sociais.

Veja também:

Sobre o autor | Website

Meu nome é Reginaldo de Souza e sou o autor e fundador do Escolhas Financeiras. Sou Contador e apaixonado por Finanças Pessoais, Investimentos e Marketing Digital.

Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.