SEJA VIP!!!

Cadastre-se Para Receber Nossas Atualizações e Descubra Como Organizar Suas Finanças e Alcançar Prosperidade Sem Ser Um Especialista (É grátis!)

Investir Dinheiro

Como funciona a Previdência Privada

Garantir o futuro através de uma aposentadoria segura é o que todos desejam. E  muitas pessoas acabam optando pela Previdência Privada.

Muitas pessoas acreditam que é uma das formas de planejar um futuro mais tranquilo para você e sua família.

Não somente se tratando de aposentadoria para se receber 20 ou 30 depois, mas também há possibilidades de se projetar muitas outras coisas como, garantir a educação do seu filho pequeno, ou mesmo para complementar uma outra aposentadoria em curso.

Este é apenas um artigo informativo, pois na minha opinião,  e de muitos especialistas, existem outras maneiras para você investir seu dinheiro mensalmente e obter ganhos superiores ao da Previdência Privada. Por isso, é recomendável que se  conheça um pouco mais a fundo sobre cada uma das opções para saber se alguma se encaixa a sua necessidade e condição.

Como funciona a Previdência Privada

Mas, o que é previdência privada?

A Previdência Privada é uma aposentadoria diferente da previdência pública, que não está diretamente ligada ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), mas que é coordenada pela Superintendência de Seguros Privados, outro órgão federal.

Ela é diferente da pública por permitir que se escolha quanto deve se pagar, e o quanto vai receber ao final do tempo que foi programado. Geralmente é oferecida pelo gerente do banco onde você possui conta.

E se eu desistir?

Ao contrário da previdência pública, você poderá desistir a qualquer momento da previdência escolhida, porém não é recomendável fazer isso, pois dependendo do período, o valor a ser resgatado, poderá ser menor que o aplicado.

Quando se escolhe um plano, escolhemos a forma de tributação também, que será aplicada pelo governo federal. Será preciso escolher cada plano, levando em consideração quanto você pagará de tributo.

Existem duas formas de tributação, a tabela regressiva, que favorece o resgate do dinheiro de uma só vez, e a tabela progressiva que permite que se receba a quantia em longas parcelas.

Nunca se esqueça que o regime escolhido ou de tabela regressiva, ou de progressiva deve estar bem claro no contrato. Ficando exigido que as empresas que oferecem este tipo de previdência deixem o mais claro possível para o cliente.

Tipos de Previdência privada

Plano Gerador de Benefício Livre ou a sigla PGBL, que é recomendada para clientes de renda mais alta. Neste caso o valor pago será deduzido do imposto de renda, sempre sobre o valor total contido na conta.

Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), esta é a outra forma de Previdência privada que é mais indicada para pessoas com renda menor, que declaram o imposto simples, ou mesmo são isentas dele. A grande diferença é que o valor não é abatido do imposto de renda, mas quando este é sacado, é cobrado uma tributação somente sobre o que rendeu, e não no valor total.

Outro conhecimento útil sobre a Previdência Privada é que existe ainda a possibilidade de se determinar que filhos ou cônjuges receberão a aposentadoria mesmo depois da morte do segurado. Pode ainda atrelar o recebimento por morte ou invalidez. O dinheiro pode ser entregue tanto á família, como para ele mesmo.

Lembrando que é  sempre bom ser orientado sobre todas estas condições antes de se fechar uma previdência privada. Procure informar-se sobre a instituição e a forma de previdência que melhor atenda a você e sua família.

Vale a pena investir na Previdência Privada?

Como eu escrevi no início do texto,  existem outras maneiras para você investir seu dinheiro mensalmente e obter ganhos superiores ao da Previdência Privada. Entre elas está o Tesouro Direto, que desde quando passei a conhecer melhor seu funcionamento passei a tratá-lo como a melhor opção de investimento e planejamento para minha aposentadoria.

Se você desejar saber sobre outras opções para garantir seu futuro financeiro e de sua família, eu sugiro que leia também nossos artigos sobre investimentos.

Se você gostou do artigo de hoje, por favor, deixe aqui seu comentário ou sua opinião sobre a Previdência Privada ou sobre outras opções para a aposentadoria.

Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.