Muitas vezes por deixar de exercer seus direitos apenas por receio ou preguiça de fazer uma ligação você deixa de economizar um bom dinheiro.
Veja no artigo de hoje como economizei em apenas uma ligação 720 reais.
Esta semana recebi minha fatura do cartão de crédito, e entre minhas despesas apareceram duas cobranças um tanto quanto estranha, uma dizendo: “Anuidade Diferenciada 1/6” no valor de R$ 80,00 e no valor de R$ 40,oo referente ao cartão adicional de minha esposa. O que seria a palavra “diferenciada” ? Que eu sou uma pessoa diferenciada, melhor que todos os outros?
Liguei imediatamente para a central de atendimento e tive que digitar o número do cartão, do CPF, a data do meu aniversário, ouvir 9 opções para, finalmente chegar ao menu 2, onde tive que ouvir mais 6 opções e esperar alguns minutos até a ligação chegar a lugar nenhum e cair. Repeti toda a operação até uma atendente humana passou a falar comigo.
Já fui logo dizendo que não estava entendendo o que significava “anuidade diferenciada” e que gostaria que aquele valor absurdo não fosse mais debitado do meu cartão. E assim foi nosso diálogo:
- Senhor, o senhor deseja mesmo abrir mão de todas as vantagens que essa anuidade diferenciada te oferece?
- Mas quais são essas vantagens?
- Senhor, são diversas as vantagens diferenciadas que o cartão oferece para o senhor pagando “apenas” 80 Reais por cartão durante seis meses! O Senhor ainda obteve 50% de desconto no cartão adicional.
- Sim, mas ainda não sei quais são vantagens diferenciadas?
- Senhor…. são diversas vantagens que o cartão oferece, como manutenção do cartão, direito a compras internacionais…
- Mas eu tenho que pagar 720 reais para ter essas vantagens?
- Senhora. São mais de 30 vantagens diferenciadas no total.
- OK. Então me diz quais são as outras, porque o valor está muito alto.
- Senhor, o que eu posso dizer é que se o senhor pedir o cancelamento do pagamento não vai ter direito a nenhuma delas.
- OK, então eu não quero nenhum direito diferenciado. Você pode fazer o cancelamento, por favor? Se eu não puder cancelar a anuidade serei obrigado a trocar mudar para outro banco que me ofereceu anuidade gratuita no cartão internacional.
- Senhor… Vou verificar com meu supervisor se o cancelamento é possível Mas a senhor ter aguardar na linha e pode levar alguns minutos.
- Sem problemas, eu aguardo.
Minutos depois….
- Senhor, obrigada por ter aguardado. Eu consegui autorização para dar um desconto de 50% na anuidade. assim está bom para o Senhor?
- Não! Como eu disse, o outro banco onde tenho conta, me oferece anuidade gratuita…
- Aguarde mais um instante na linha Senhor…vou falar com meu Supervisor…
Mais alguns minutos de espera…
- Senhor, obrigada por ter aguardado. Eu consegui a isenção da anuidade. O senhor poderá pedir a suspensão do pagamento até julho de 2017, mas depois será cobrado novamente. O senhor compreendeu?
- Sim, está ótimo! Vou anotar na minha agenda 2017 e volto a ligar no próximo ano!
- Senhor, sua solicitação foi atendida e na fatura seguinte será creditado o valor cobrado e não será mais debitada a anuidade diferenciada. Ajudo em algo mais?
Pronto! Duas ligações, um pouco de paciência resultaram em uma economia de 720 reais no meu bolso.
R$ 720,00 é um bom dinheiro economizado. E conhecendo nossos direitos, nós não temos entregá-lo de “mão beijada” em táticas que as empresas e bancos inventam para oferecer “vantagens” que você jamais pediu ou que nunca vai utilizar. Se eles têm direito de oferecer, nós temos o direito de não aceitar.
Saia do vermelho!
Se você quer mudar seus hábitos e receber dicas para sair das dívidas e organizar sua vida financeira, não deixe de se cadastrar em nossa Lista Exclusiva Clicando Aqui.
Deixe um comentário