SEJA VIP!!!

Cadastre-se Para Receber Nossas Atualizações e Descubra Como Organizar Suas Finanças e Alcançar Prosperidade Sem Ser Um Especialista (É grátis!)

Finanças Pessoais

Planejamento financeiro pessoal, você sabe o que é?

Seja qual for o seu sonho, o planejamento financeiro pessoal é um dos instrumentos mais importantes para definir suas metas e alcançar os objetivos de vida, seja a curto, médio ou longo prazo.

O processo de planejamento financeiro pessoal independe do nível de renda. Ele pode ser definido e elaborado por pessoas e famílias de baixa ou alta renda.

Planejamento financeiro pessoal, você sabe o que é?

O que é planejamento financeiro pessoal

Pode-se dizer que planejamento financeiro pessoal é uma ferramenta de gestão aplicada aos seus recebimentos e gastos. Como o próprio nome já diz, ele serve para você organizar todas as suas receitas e despesas , tanto o que já passou como o que está por vir, para que sempre você tenha o controle sobre suas finanças pessoais. Dessa forma, você evita compras por impulso que possam te endividar e sabe em tempo real o seu saldo.

O processo de planejamento financeiro pessoal independe do nível de renda. Ele pode ser definido e elaborado por pessoas e famílias de baixa ou alta renda.

Muitos pessoas acreditam que, somente se ganhassem determinada quantia por mês, é que teriam a plena capacidade de alcançar seus desejos. Porém, os especialistas garantem que não importa o quanto se tem disponível, mas sim a forma como você administra seu dinheiro.

E contrariando o que muitos imaginam, não é necessário fazer grandes sacrifícios, como deixar de passear com a família, ou comer o que gosta , para organizar o orçamento e planejar seu futuro.

Como realizar um planejamento financeiro pessoal

O Site Quero Investir Agora, do meu amigo Leonardo Rocha, disponível em (http://queroinvestiragora.com/planejamento-financeiro-pessoal/), tem um  conjunto de 10 dicas para fazer um “Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso”, além de 4 planilhas gratuitas e um guia para dar início a um controle pessoal efetivo.

Seguem as dicas/roteiro elaboradas pelo Leonardo:

1-Faça um acompanhamento periódico de suas despesas e receitas. Ele indica uma planilha.

2-Busque comparar os preços do que você pretende comprar. Existem vários sites para isso na internet.

3-Compre somente o que você precisa. Utilize a técnica da lista de compras.

4-Pague à vista quando tiver desconto. 

5-Utilize o cartão de crédito quando for vantajoso. Seja para conseguir descontos ou parcelar produtos que não oferecem desconto à vista e são parceláveis sem juros.

6-Faça uma lista de metas para alcançar o seu objetivo.

7-Seja realista na hora de traçar as suas metas. De preferência tente ser um pouco pessimista.

8-Analise mensalmente os seus objetivos. O comandante deve saber se a rota está correta.

9-Aprenda a viver de acordo com o seu padrão de vida. Caso contrário, em pouco tempo ele terá que baixar de um jeito ou de outro!

10-Busque mais informações sobre investimentos. O eBook Gratuito é um atalho muito bom para quem quer começar a investir.

Vantagens de se elaborar um planejamento financeiro pessoal

Visitando o site InfoMoney eu encontrei, cinco vantagens de se elaborar um planejamento financeiro pessoal :

1. Proteje você e sua família de riscos financeiros: o planejamento não impede os riscos aos quais você está exposto (ex. acidente), mas reduz o transtorno financeiros caso eles se tornem realidade.

2. Permite que você saia do vermelho: para quem tem dívidas, sair do vermelho é, sem dúvida, a maior prioridade na definição de metas. Porém, sem planejamento é praticamente impossível sair de uma situação de endividamento para outra em que se possui um patrimônio.

3. Você vai gastar muito durante a vida: uma pessoa que tem um salário de R$ 3 mil, mesmo que não ganhe aumentos, em 30 anos de trabalho consegue acumular R$ 1,08 milhão. O planejamento permite conquistas desse tipo.

4.  Você vai viver muito tempo: para garantir uma aposentadoria tranquila você precisa ter uma ideia clara do quanto terá que acumular. Mesmo que já tenha feito essa estimativa, pode valer a pena rever seus números.

5. Garante uma aposentadoria tranquila: cada um de nós tem uma visão distinta do que é aposentadoria tranquila. Afinal, nosso padrão de gasto, capacidade de poupança, e, por que não, expectativa de vida é distinta. Sem planejamento não é possível saber exatamente quanto você terá que acumular antes de se aposentar. O que, por sua vez, exige que você estabeleça um planejamento de gastos após a aposentadoria e defina metas de retorno para o dinheiro que irá investir, etc.

Leia também o artigo: A importância de um planejamento financeiro pessoal

Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

2 Comentários

  1. Julio Cesar disse:

    Artigo Excelente e muito esclarecer. Adorei. Tirei várias dúvidas sobre alguns mitos.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.