SEJA VIP!!!

Cadastre-se Para Receber Nossas Atualizações e Descubra Como Organizar Suas Finanças e Alcançar Prosperidade Sem Ser Um Especialista (É grátis!)

Financiamentos

Como financiar um imóvel pela Caixa

A compra da casa própria pode ser considerado como um  dos maiores sonhos  de uma pessoa. Veja aqui o que você deve fazer para financiar um imóvel pela Caixa Econômica Federal . 

Apesar de que um financiamento estar atrelado a uma antecipação de um sonho (pagamento de juros), as taxas de para a compra de uma casa, de uma maneira geral são as mais baixas do mercado, se comparadas a outras linhas de crédito. Por conta disso, muitos recorrem ao financiamento imobiliário.

Como funciona o financiamento de um imóvel

Para ter acesso às linha de crédito, as pessoas interessadas em financiar a compra de um imóvel devem realizar uma série de procedimentos e cumprir uma série de exigências. E como regra geral, é imprescindível que você não comprometa mais que 30% de sua renda. Caso contrário você acabará tornando-se um escravo do financiamento.

Para te ajudar, nós preparamos, a seguir, algumas dicas que irão te ajudar no financiamento de seu imóvel.

Se você que saber se tem condições de financiar a aquisição de sua casa própria, recomendamos realizar uma consulta ou simulação  junto ao banco escolhido, como o da Caixa Econômica Federal a seguir:

Como funciona o financiamento de imóveis

Documentos necessários para financiar uma casa

Para obter um financiamento habitacional são necessários vários documentos. Cada banco tem seu próprio procedimento e a documentação pode variar de banco para banco. Confira a lista, segundo a Caixa Econômica Federal, que geralmente é o banco mais procurado.

  • RG / CPF/ Comprovante de endereço
  • Comprovante de estado civil
  • Comprovante de renda original, conforme cada caso abaixo:

Assalariados: holerite

Autônomos: contrato de prestação de serviços, declaração do Imposto de Renda, declaração do sindicato da categoria, recibo de recebimento de trabalhos prestados ou Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos (Decore), feita por um contador

Trabalhador informal ou pessoas que não tenham conta em banco: gerente irá orientar quais os documentos necessários para comprovação de renda

  • Certidão conjunta negativa de débitos relativos a tributos federais e dívida ativa da união
  • Certidão negativa de propriedade do imóvel (se for utilizar financiamento com recursos do FGTS ou o Plano Minha Casa, Minha Vida)

O banco também irá realizar uma análise cadastral. Se o futuro comprador tiver o nome negativado em algum dos Serviços de Proteção ao Crédito, ou com alguma obrigação com o Fisco, o financiamento não será aprovado. Nesse caso será preciso resolver sua situação com as instituições antes de dar início ao financiamento.

Procedimentos para financiar imóveis prontos pela Caixa

Quando se tratar de imóveis prontos ou usados, após o recebimento de todos os documentos  exigidos acima, o banco ainda realizará uma avaliação do imóvel para saber se ele corresponde ou não ao valor solicitado no financiamento. A seguir será elaborado o contrato, que deverá ser assinado tanto pelo comprador, quanto pelo vendedor.

Vale salientar que nesse caso, o vendedor também não poderá estar com seu nome negativado junto aos Serviços de Proteção ao Crédito ou devendo ao Fisco.

Nessa etapa, ele também determinará as condições de pagamento para o cliente. É importante ressaltar que, antes de assinar o contrato, o interessado deve buscar outras instituições bancárias para saber qual delas oferecerá os melhores termos e condições. Eles podem variar muito de banco para banco. Aqui recomendo muito cuidado ao escolher, pois dependendo das exigências do banco, a aprovação do financiamento pode levar meses (experiência própria).

Para ambos os casos o FGTS poderá utilizado total ou parcialmente para ajudar a amortizar o valor total do financiamento do imóvel, e também pode ser uma boa forma de encurtar sua dívida.

Caso haja inadimplência, o banco poderá entrar com uma ação judicial para leiloar o imóvel, de forma que a dívida seja paga.

Como adquirir um imóvel sem riscos

Tudo que você precisa saber antes de comprar imóveis novos, na planta, usados, residenciais, comerciais, terrenos está no kit de livros sobre mercado imobiliário. “Como comprar imóveis” . Ele foi escrito exatamente para aquelas pessoas que desejam comprar o primeiro imóvel.  Seja para morar ou investir.

É um material pago, porém você será ajudado a tomar decisões importantes, identificar possíveis golpes e ações mal intencionadas de incorporadoras, construtoras e imobiliárias que desrespeitam o código de defesa do consumidor. Clique Aqui e obtenha informações detalhadas!

Gostou do artigo?

Entre para nossa lista e receba com prioridade nossas dicas e conteúdos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

3 Comentários

  1. Sergio disse:

    Muito esclarecedor este artigo.. obrigado por compartilhar

  2. Júnior disse:

    Ótima explicação, agora sei o que é preciso para fazer o financiamento.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.